Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

O drama de Camila em Laços de Família: a cena eternizada na história da TV brasileira

Exibida novamente pela Rede Globo através do 'Vale a Pena Ver de Novo', a cena marcou para sempre a trajetória de Carolina Dieckmann

Thiago Lincolins Publicado em 21/02/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A emocionante cena na novela Laços de Família (2000) - Divulgação/Rede Globo
A emocionante cena na novela Laços de Família (2000) - Divulgação/Rede Globo

Aos 25 anos, Edu (vivido por Reynaldo Gianecchini) se envolve com Helena (interpretada por Vera Fischer), uma empresária de 45 anos, contudo, a história de amor logo vira um pesadelo quando o rapaz se apaixona por Camila (vivida por Carolina Dieckmann), filha da namorada do homem. Esse cenário pouco caótico é o pano de fundo da novela Laços de Família, exibida em 2000, pela Rede Globo e reprisada atualmente no 'Vale a Pena Ver de Novo'.

Contudo, uma das cenas da obra que realmente emocionaram os brasileiros é o momento em que a jovem Camila, acometida pela leucemia, opta por raspar a cabeça, como uma tentativa de diminuir os graves efeitos do procedimento de quimioterapia.

Marcado pela emoção, o capítulo exibe a melancólica música Love By Grace, da artista Lara Fabian, enquanto a mulher raspa seus cabelos. Foi suficiente para emocionar inúmeros brasileiros.

Afinal, quem não sentiu o impacto da cena protagonizada pela talentosa Carolina Dieckmann?

Com apenas 21 anos quando gravou o capítulo, Carolina relembrou em entrevista ao portal de notícia G1 como se sentiu naquele momento, eternizado em sua vida pelo sentimento de orgulho.

"Essa cena sempre vai ter um impacto grande para mim, pois envolve muitos outros sentimentos. Meus medos e inseguranças, orgulho de ter enfrentado tantas emoções fortes sendo tão nova...tenho muita memória emotiva em mim", explicou Carolina.

Contudo, o que muitos não sabem é que a ideia inicial não era que a personagem caísse no choro durante o momento em que a máquina é levada até sua cabeça. Na entrevista, a artista explica que tudo aconteceu de repente.

Cena da novela Laços da Família (2000) / Divulgação/Rede Globo

"Não estava planejado muito antes que a Camila iria raspar a cabeça, então não tinha muita expectativa em cima. O pedido para mim na cena era só ficar séria, mas, quando eu me dei conta, estava muito emocionada", relembrou Carolina. "Eu não estava me vendo, então não chorei porque estava ficando careca, mas sim porque estava muito entregue ao momento da personagem".

De tão impactante, a cena entrou para a história da teledramaturgia brasileira. E sem dúvidas alguma marcou a rica trajetória de Carolina como atriz, que até mesmo disse que faria tudo novamente.

"Faria tudo de novo e um pouco mais. Sempre acho que posso fazer mais, meu corpo está muito ligado ao meu trabalho. Nunca usei vaidade para dosar o que iria fazer ou não. Para mim, o começo do barato é se entregar de corpo, é um momento que eu curto, pensar que cara que vou ter na personagem."

E se engana quem imagina que a artista não gostou de ter ficado careca. Ao G1, Dieckmann revelou que não se achava bonita no período em que a novela fora exibida e que também não se importava muito com vaidade. "Eu não tinha uma percepção estética sobre mim e, quando fiquei careca, percebi que meu rosto ficou muito forte, comecei a me achar interessante. Foi careca que eu comecei a me curtir. É estranho, mas é verdade."

Vale destacar que a cena exibida em Laços de Família teve impacto além da tela. Isso porque após o capítulo, como repercute o G1, a sequência emocionante fez com que os números de doadores de medula óssea apresentassem um aumento considerável ao redor do Brasil.