Curiosidades » Reino Unido

Peculiar e desagradável: o encontro entre Jackie Kennedy e Elizabeth II

Após uma visita ao Palácio de Buckingham em 1961, a primeira-dama americana e a rainha não teriam se entendido muito bem

Daniela Bazi Publicado em 05/06/2020, às 08h00

Jackie Kennedy e a rainha Elizabeth II durante um evento em homenagem a John Kennedy
Jackie Kennedy e a rainha Elizabeth II durante um evento em homenagem a John Kennedy - Getty Images

Em junho de 1961, John e Jackie Kennedy visitaram o Palácio de Buckingham e se encontraram com a rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, alguns meses após o início do mandato do presidente americano. Entretanto, segundo relatos da época, a presença da primeira-dama dos Estados Unidos chegou a incomodar a monarca britânica.

Jackie era um ícone da moda nos anos de 1960, e acabou levantando algumas inseguranças da rainha do Reino Unido que ela não costumava assumir. Após um jantar entre os casais no palácio, os Kennedy relataram algumas críticas referentes à Elizabeth, de acordo com Cecil Beaton e Gore Vidal ao The Telegraph.

Príncipe Philip, Jackie Kennedy, rainha Elizabeth II e John Kennedy antes do jantar no Palácio de Buckingham / Crédito: Getty Images

 

John disse não ter ficado impressionado com a mobília, com o vestido e o penteado da rainha, enquanto sua esposa afirmou que a monarca parecia um pouco antiquada.

O curioso da relação entre Jackie e Elizabeth, é que anos antes, a americana cobriu a cerimônia de coroação da rainha, quando ainda trabalhava como fotógrafa investigadora para o Washington-Times Herald.

Em relação ao jantar, a primeira-dama dos Estados Unidos revelou ao Reader’s Digest que “Eu acho que a rainha se ressentiu comigo. Philip era legal, mas estava nervoso. Não se sentia absolutamente nenhuma relação entre eles”.

O jantar foi um dos eventos oficiais dos Kennedy na Inglaterra / Crédito: Getty Images

 

Já John Kennedy, após a recepção em Buckingham, apenas agradeceu pela hospitalidade. "Ao mesmo tempo, também posso dizer o quão grato eu e minha esposa somos pela cordial hospitalidade que Vossa Majestade e Príncipe Philip nos ofereceu durante nossa visita a Londres na segunda-feira passada. Sempre apreciaremos a memória daquela noite agradável", disse o presidente.

Lee Radziwill, irmã da primeira-dama, revelou em sua autobiografia lançada em 2015 chamada Lee, sobre um momento que teve com o príncipe Philip naquela noite, durante um passeio na galeria de arte do palácio. "Fizemos um passeio pela galeria de arte e o príncipe Philip me disse: 'Você é igual a mim - precisa dar três passos para trás'", disse Radziwill. 

Jackie chegou a visitar Elizabeth novamente no ano seguinte, dessa vez sem o marido e de forma não oficial. Elas almoçaram juntas no dia 28 de março de 1962, onde a primeira-dama comentou discretamente alguns dias depois sobre o encontro, no qual disse “Eu não acho deveria dizer qualquer coisa, exceto o quanto sou grata e o quão encantadora ela é”.

Dois anos após o assassinato do presidente Kennedy, Elizabeth criou um memorial em homenagem a John no Reino Unido, onde Jackie e seus filhos Caroline e John fizeram parte da cerimônia de abertura. 

Durante a cerimônia, a rainha fez um discurso onde disse “A intensidade sem precedentes dessa onda de tristeza, misturada com algo semelhante ao desespero, que varreu o povo com as notícias do assassinato do presidente Kennedy foi uma medida da extensão em que reconhecemos o que ele já havia realizado, e das grandes esperanças que o acompanhavam em um futuro que não era para ser”.


+Saiba mais sobre a monarquia britânica com as obras abaixo:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012) - https://amzn.to/2FBPL08

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/35CrWjh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7