Curiosidades » Música

O ex-Beatle George Harrison regravou o hit Anna Júlia, do Los Hermanos

Em 2001, pouco tempo depois de a banda carioca estourar no Brasil, o guitarrista participou de uma versão gringa da canção

Isabela Barreiros Publicado em 29/02/2020, às 08h00 - Atualizado às 13h52

A banda Los Hermanos e o ex-Beatle George Harrison
A banda Los Hermanos e o ex-Beatle George Harrison - Wikimedia Commons

Foi em 1999 que a banda de rock alternativo Los Hermanos estreou no Rio de Janeiro. Com o álbum que leva o nome do grupo, os quatro músicos foram lançados no cenário nacional, alcançando o sucesso rapidamente em todo o país.

Uma das músicas mais conhecidas — se não a mais conhecida — também foi divulgada pela primeira vez naquele ano. Anna Júlia foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção Brasileira e ao MTV Video Music Award em Escolha da Audiência, chamando também a atenção de um importante artista inglês.

Pouco tempo depois de ser lançada, apenas dois anos depois, em 2001, o músico britânico Jim Capaldi, que participou da banda Traffic e trabalhou com artistas como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Alvin Lee, decidiu fazer uma nova versão da famosa melodia brasileira.

Os Beatles / Crédito: Wikimedia Commons

 

Para regravar a canção, o músico decidiu montar um time, no mínimo, de respeito, para realizar a tarefa.

Entre eles estavam George Harrison, ex-Beatle, Paul Weller, da banda The Jam, e Ian Paice, do Deep Purple. O primeiro estava na guitarra, seu “habitat natural”, enquanto Weller fazia os backing vocals e Paice ficava por trás da bateria.

O resultado do cover gringo de Anna Júlia compôs o grupo de canções do álbum Living On The Outside, do britânico Capaldi, lançado em 2001.

A parte de Harrison — seus sons de guitarra — provavelmente foi uma das últimas colaborações da carreira do artista. Ele morreria ainda naquele ano, no dia 29 de Novembro de 2001, devido a um câncer.


+ Saiba mais sobre os Beatles por meio das obras a seguir:

The Beatles a biografia, Bob Spitz (2007) - https://amzn.to/34UWugM

Here, There and Everywhere. Minha Vida Gravando os Beatles, Geoff Emerick (2013) - https://amzn.to/2Pk8QIv

Beatles 1966: o ano Revolucionário, Steve Turner (2018) - https://amzn.to/2DRxQl0

Lembranças de Lennon, Jann S. Wenner, Conrad (2001) - https://amzn.to/2rY1IJX

John Lennon: A Vida, Philip Norman (2009) - https://amzn.to/2YomyhL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.