Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Segunda Guerra

O Holocausto a partir de 5 obras de sobreviventes

Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos durante a Segunda Guerra, entretanto, estima-se que este número seja muito maior

Victória Gearini Publicado em 22/01/2020, às 17h57 - Atualizado em 21/01/2022, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entrada do campo de concentração de Auschwitz - Getty Images
Entrada do campo de concentração de Auschwitz - Getty Images

O Holocausto foi um dos momentos mais delicados e cruéis da História do mundo, sendo um dos maiores atos de genocídio religioso que já aconteceu, resultando na morte de mais de 6 milhões de judeus. No entanto, algumas pessoas conseguiram escapar de seu destino cruel e contaram a sua história através de livros. Por isso, a Aventuras na História selecionou 5 obras para que você conheça o Holocausto da perspectiva de quem o viveu:

1. Uma Estrela Na Escuridão, de Gabriel Davi Pierin (2018) - https://amzn.to/3Askl7Z

Crédito: Divulgação / Atelie de Palavras
Crédito: Divulgação / Atelie de Palavras

Uma Estrela na Escuridão, de Gabriel Davi Pierin conta a emocionante história de Andor Stern, o único sobrevivente brasileiro do Holocausto. Quando criança, seu pai foi transferido de emprego e se mudaram para a Hungria. Durante o trabalho foram surpreendidos por nazistas, que o levaram para o campo de concentração de Auschwitz. Atualmente o sobrevivente vive em São Paulo e dedica-se a conscientizar a sociedade sobre todas as atrocidades cometidas neste período.


2. Eu sobrevivi ao Holocausto, de Nanette Blitz Konig (2015) - https://amzn.to/3fHJQJ0

Crédito: Divulgação / Universo dos Livros
Crédito: Divulgação / Universo dos Livros

Nanette Blitz Konig, amiga de Anne Frank e também judia, teve sua infância interrompida quando foi enviada para o campo de concentração de Bergen-Belsen, localizado na Alemanha. Em sua obra, Eu sobrevivi ao Holocausto, a senhora relata todas as atrocidades que presenciou e que foi submetida. Atualmente, aos 90 anos, vive no Brasil e dedica-se a alertar o mundo sobre as crueldades do nazismo, que ainda hoje possui seguidores.


3. Última parada: Auschwitz - Meu diário de sobrevivência, de Eddy de Wind (2020) - https://amzn.to/3qOV5pj

Crédito: Divulgação / Planeta
Crédito: Divulgação / Planeta

Última parada: Auschwitz, escrito pelo médico judeu Eddy de Wind, conta a sua história e a de sua esposa, a enfermeira judia Friedel. O casal foi enviado para Auschwitz e separado em 1943. Quando a Alemanha foi invadida, Friedel foi obrigada a caminhar em direção à Alemanha, para encobrir os rastros nazistas, mas não sobreviveu a Marcha da Morte. Eddy conseguiu se esconder e escreveu o único livro inteiramente escrito dentro de um campo de concentração.


4. Sem lugar no mundo: Relato de uma livreira judia em fuga na Segunda Guerra Mundial, de Françoise Frenkel (2018) - https://amzn.to/3qOARMv

Crédito: Divulgação / Bazar do Tempo
Crédito: Divulgação / Bazar do Tempo

A autobiografia "Sem lugar no mundo: Relato de uma livreira judia em fuga na Segunda Guerra Mundial" conta a história de Françoise Frenkel, que teve seu sonho destruído por conta do nazismo. Em 1921, Françoise Frenkel abriu a primeira livraria francesa de Berlim, chamada La Maison du Livre. Seu estabelecimento se tornou conhecido e frequentado por diversos artistas, diplomatas, celebridades e poetas. No entanto, em 1938, a jovem é obrigada a fugir do país e consegue sobreviver ao Holocausto com a ajuda de estranhos.


5. O Pianista, de Wladyslaw Szpilman (2007) - https://amzn.to/3InCw1t

Crédito: Divulgação / BestBolso
Crédito: Divulgação / BestBolso

Uma das maiores obras é O Pianista, do judeu Wladislaw Szpilman, que sobreviveu ao gueto de Varsóvia, revelando sua esperança, sofrimento e vitória. Publicada originalmente em 1946, na Polônia, a obra não fez tanto sucesso, até que no final dos anos 90 foi traduzida para o inglês e posteriormente ganhou uma versão para os cinemas, dirigida por Roman Polanski. Infelizmente, Szpilman morreu em 2000, antes de ver sua autobiografia se tornar mundialmente famosa.


+Saiba mais sobre as obras citadas acima através da Amazon:

Uma Estrela Na Escuridão, de Gabriel Davi Pierin (2018) - https://amzn.to/3Askl7Z

Eu sobrevivi ao Holocausto, de Nanette Blitz Konig (2015) - https://amzn.to/3fHJQJ0

Última parada: Auschwitz - Meu diário de sobrevivência, de Eddy de Wind (2020) - https://amzn.to/3qOV5pj

Sem lugar no mundo: Relato de uma livreira judia em fuga na Segunda Guerra Mundial, de Françoise Frenkel (2018) - https://amzn.to/3qOARMv

O Pianista, de Wladyslaw Szpilman (2007) - https://amzn.to/3InCw1t

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W