Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Naufrágio

Em pleno Mar Negro: o mais impressionante cemitério de navios

Grande parte das 60 embarcações que lá se encontram pertenceram aos impérios romano, otomano e bizantino

Thiago Lincolins Publicado em 20/03/2020, às 07h00 - Atualizado em 01/04/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos navios encontrados em um bom estado de conservação - Divulgação/Rodrigo Pacheco-Ruiz
Um dos navios encontrados em um bom estado de conservação - Divulgação/Rodrigo Pacheco-Ruiz

Iniciadas em 2015, as expedições do Black Sea Maritime Archaeology Program, um grupo internacional envolvendo universidades dos EUA, Inglaterra, Suécia e Bulgária, revelaram, em 2017, muito mais do que seus participantes esperavam. Em suas buscas no fundo do Mar Negro, os arqueólogos se depararam com 60 navios afundados, que foram datados em até 2.500 anos.

Inicialmente, os arqueólogos estavam atrás de respostas para as mudanças climáticas ocorridas ao longo da história na Costa da Bulgária. Então toparam com um enorme cemitério de navios dos impérios romano, otomano e bizantino.

Um navio do império bizantino / Crédito: Divulgação/Rodrigo Pacheco-Ruiz

O excelente estado de preservação dos navios impressionou aos pesquisadores. Ele se deve à notória falta oxigênio no fundo do Mar Megro, por conta de sua natureza meromítica, na qual a água do topo, com oxigênio, não se mistura com a do fundo, que termina totalmente anóxica e hostil à qualquer forma de vida. Como as que naturalmente habitariam e destruiriam os naufrágios.

Várias características vistas nos navios só eram conhecidas de desenhos ou descrições por rescrito. "É como se estivéssemos olhando para um navio de um filme, com cordas ainda no convés e esculturas na madeira.", disse Ed Parker, CEO do Black Sea MAP, ao Mirror. "Quando eu vi esse navio, fiquei realmente emocionado - o que descobrimos é incomparável."

As imagens foram registradas com câmeras que possuem uma tecnologia 3D. A descoberta trouxe ao mundo informações sobre as atividades coloniais e comerciais destas antigas civilizações.

Confira mais imagens impressionantes: 

Os detalhes de uma das embarcações encontradas / Crédito: Divulgação/Rodrigo Pacheco-Ruiz

Crédito: Divulgação/Rodrigo Pacheco-Ruiz

Crédito: Divulgação/Rodrigo Pacheco-Ruiz

Crédito: Divulgação/Rodrigo Pacheco-Ruiz

Crédito: Divulgação


+Saiba mais sobre naufrágios através das obras disponíveis na Amazon

Naufrágios, Akira Yoshimura (2003) - https://amzn.to/2xd1fq4

Os Naufrágios de Camões, Mário Cláudio (e-book) - https://amzn.to/33ya4XC

Heroísmo na Singradura dos Mares: Histórias de Naufrágios e Epopeias nas Conquistas Ultramarinas Portuguesas, Cleber Vinicius do Amaral Felipe (2018) - https://amzn.to/2J3VNYU

O Naufrágio do Golden Mary, Charles Dickens, Wilkie Collins (1996) - https://amzn.to/2UksYNp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du