Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

O jovem que por 'birra' com os pais construiu uma caverna

Em um ímpeto de adolescente, Andres Cantos começou a cavar um buraco no quintal da casa - seis anos depois, o rapaz tem seu próprio bunker com direito a wi-fi

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/05/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem em que à esquerda, é possível ver o jovem na entrada da caverna que cavou, e à direita uma parte do interior dela - Divulgação / Twitter/ Arquivo Pessoal
Montagem em que à esquerda, é possível ver o jovem na entrada da caverna que cavou, e à direita uma parte do interior dela - Divulgação / Twitter/ Arquivo Pessoal

Após ter uma briga com seus pais o espanhol Andres Cantos decidiu que precisava ter um espaço só para si que ficasse fora de sua casa. Ele tinha apenas 14 anos na época, e começou a cavar um buraco no chão do quintal da residência com o auxílio de uma picareta. O curioso caso foi divulgado pela estação de televisão KUTV e repercutido pelo New York Post. 

Seis anos mais tarde de trabalho durante 14 horas semanais, o buraco cresceu, tornando-se um túnel de três metros de profundidade. Agora que a caverna particular de Andres está finalizada, ele não poderia estar mais orgulhoso do resultado final: o refúgio, embora pequeno, possui mais de um cômodo, e ainda conta com iluminação, wi-fi, sistema de aquecimento e de música. 

A criação do adolescente fica ainda mais impressionante quando se leva em conta que ele gastou apenas 50 euros (o equivalente a 350 reais) para construir sua obra-prima. A proeza foi alcançada através do uso de materiais mais em conta - e também do fato que suas paredes já eram o solo ao redor, assim poupando recursos. 

Fotografia mostrando luzes dentro da caverna / Crédito: Divulgação/ Twitter/ Arquivo Pessoal 

Cantos ainda chamou um amigo para participar da construção de seu “bunker”. O motivo por trás da colaboração foi que o outro possuía uma furadeira pneumática, assim facilitando o trabalho de escavação

“Sempre gostei de construir pequenas cabanas. Eu moro no campo e muitas vezes quando encontrava madeira abandonada lá, eu construía uma bela casa”, contou o rapaz, segundo foi repercutido pelo UOL. 

Repercussões 

O jovem espanhol postou diversas fotos de seu abrigo já pronto nas redes sociais, e até mesmo publicou um vídeo fazendo um “tour” do local, fazendo assim com que sua história viralizasse.

Outra comemoração do Cantos, além de seu esconderijo particular, foi o fato que trabalhar na escavação fez com que ganhasse músculos: “Menos academia e mais cavernas!”, recomendou ele de forma bem-humorada em seu Twitter.  

A popularidade online chamou atenção até mesmo das autoridades, como a Guarda Civil e o Departamento de Proteção Ambiental, que vieram para verificar se a caverna não infringia nenhuma lei. 

"Como sou a primeira pessoa na Espanha a fazer algo assim, quando a Guarda Civil chegou não havia um relatório específico. Não era um porão, nem um depósito, era apenas uma cabana subterrânea bem construída", relatou Andres.

Outros adultos a irem verificar o feito do jovem espanhol após as postagens nas redes foram, justamente, seus pais, que atualmente aprovam o projeto.

O próprio Cantos descreveu o motivo pelo qual decidiu começar sua caverna como uma “birra pré-adolescente” em sua conta do Twitter, e explicou também que não conseguia lidar bem com suas emoções na época. 

“Minha mãe desceu e disse que era menor do que parecia nos vídeos”, disse ele.

Fotografia do próximo projeto em que Andres está trabalhando: uma área externa de lazer / Crédito: Divulgação/ Twitter/ Arquivo Pessoal

Os únicos defeitos do bunker particular do espanhol são que, durante chuvas, ele acaba sendo inundado, além das visitas de insetos e caracóis. Essa segunda dificuldade, todavia, não incomoda muito Andres.

“Se destruí a casa deles, deixo que a construam num novo local da parede. Não tem problema”, concluiu o jovem ainda.