Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Espaço

O mais quente do sistema solar: Veja 5 curiosidades sobre o planeta Vênus

Vênus é o segundo mais próximo do Sol e o que mais pode se aproximar da Terra

Redação Publicado em 14/09/2020, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vênus em imagem - Wikimedia Commons
Vênus em imagem - Wikimedia Commons

Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos identificaram o que pode ser a primeira evidência de vida fora da Terra. O estudo publicado nesta segunda-feira, 14, no periódico científico Nature Astronomy envolve uma pesquisa sobre as nuvens do planeta Vênus, onde se descobriu a existência de um composto chamado fosfina, ou hidreto de fósforo (PH3), na atmosfera venusiana

Observado desde a Antiguidade, Vênus era chamado de estrela Dalva ou estrela vespertina, por causa de seu forte brilho. A órbita do planeta foi estudada pela primeira vez pelo cientista e astrônomo persa Avicena, que, por volta do ano 1000, confirmou que Vênus estava mais perto da Terra do que o Sol.

Pensando nisso, confira cinco grandes curiosidades sobre o planeta. 

1. O nome

Em 1610, o italiano Galileu Galilei observou as fases de Vênus. Já a atmosfera do planeta foi estudada em 1761, pelo pesquisador russo Mikhail Lomonossov. O nome do planeta foi dado na Roma Antiga, em homenagem à Vênus, deusa romana do amor e da beleza, devido ao brilho que o objeto emana no céu noturno.

2. Semelhança em tamanho

Vênus /Crédito: Wikimedia Commons

Vênus tem o tamanho e a massa muito parecidos com os da Terra. São 12.104 quilômetros de diâmetro e 4.867.000.000.000.000.000.000.000 quilos de massa. Já a Terra tem 12.742 quilômetros de diâmetro e 5.970.000.000.000.000.000.000.000 quilos de massa.

3. O mais quente

O planeta está a uma distância de 108.200.000 quilômetros do Sol. Apesar de ser o segundo planeta mais próximo do Sol (o primeiro é Mercúrio), Vênus é o mais quente de todos. Isso porque a atmosfera por lá é 93 vezes mais densa do que a da Terra. Ela é composta por 96,5% de dióxido de carbono e 3,5% de nitrogênio. A grande quantidade de dióxido de carbono provoca um forte efeito estufa, que eleva a temperatura da superfície até 482 graus Celsius.

4. Chuva de ácido

A pressão atmosférica na superfície é cerca de 90 vezes maior do que a da Terra. Os ventos em Vênus podem alcançar os 400 quilômetros por hora. E sabia que nesse planeta chove ácido sulfúrico? Ele é produzido em uma reação química que ocorre na atmosfera. Mas a chuva não chega à superfície: ela forma nuvens densas, que aumentam o efeito estufa.

5. Montanhas e vulcões

O núcleo, com diâmetro de 6 mil quilômetros, é formado por ferro e coberto por um manto composto de rocha derretida. A superfície é composta principalmente por basalto, rocha de origem vulcânica. Também há grandes planícies, montanhas e pelo menos 1600 vulcões! Não há água na superfície – os cientistas acreditam que há pouca quantidade da substância na atmosfera.

++Confira outras curiosidades na matéria do site da Recreio Online, parceiro da Aventuras na História e Grupo Perfil