Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

O misterioso desaparecimento dos ossos do Papai Noel da vida real

Duas cidades disputam os restos mortais do famoso São Nicolau que originou a lenda do bom velhinho

Redação Publicado em 04/12/2019, às 15h39 - Atualizado em 24/12/2021, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O famoso Papai Noel - Getty Images
O famoso Papai Noel - Getty Images

Os ossos que são designados ao Papai Noel da vida real modificam a ideia que temos do bom velhinho atualmente. Baixo e magro, São Nicolau tinha olhos grandes e uma cabeça enorme, pescoço forte e uma mandíbula quadrada.

Estava também com o nariz quebrado, como se ele estivesse envolvido em uma briga — o que alimenta a hipótese de que ele tenha sido um homem temperamental. Seu rosto foi reconstruído digitalmente, conforme recorda matéria publicada pela equipe do site do Aventuras na História.

Reconstrução digital de São Nicolau/ Crédito: Divulgação/ Image Foundry

Em 1953, a sepultura de São Nicolau foi aberta para que os ossos pudessem ser medidos e radiografados, ainda que estivessem em um estado muito sensível e crítico. Mas os cientistas também fizeram outra descoberta: alguns pedaços do Papai Noel estavam faltando.

O homem foi um bispo que viveu na Turquia durante o século 4. No entanto, não se sabe muito sobre a sua vida, apenas que ele tinha reputação de possuir muita generosidade após doar sua rica herança a pessoas doentes e necessitadas.

A lenda de Noel

Existe uma lenda que deu origem à figura do Papai Noel, que ainda persiste nos dias de hoje. Um homem muito pobre estava pensando em vender suas três filhas como escravas porque não tinha como pagar pelos dotes de casamento. 

[Colocar ALT]
Ilustração de São Nicolau / Crédito: Getty Images

São Nicolau, bondoso como era, apareceu em três noites diferentes na casa do homem e jogou sacolas de ouro pela janela.

Naquela época, as chaminés não haviam sido inventadas ainda, sendo uma atualização à história.

O bispo morreu no dia 6 de dezembro de 343 d.C na cidade de Mira, Turquia. No local em que foi primeiramente enterrado, existe um túmulo em sua homenagem, no qual inúmeros devotos fazem peregrinação em sua memória.

Como dito, ele foi inicialmente enterrado em Mira. Em 1087, alguns marinheiros italianos foram responsáveis por roubar o corpo e levá-lo para seu país natal.

Acredita-se que isso tenha sido feito no intuito de protege-lo da invasão dos turcos seljúcidas no local, um grupo nômade religião islâmica sunita.

Os restos mortais de São Nicolau permaneceram por muito tempo em Bali — e também pensava-se que eram os únicos.

No entanto, parece que os marinheiros não pegaram tudo que viram na sepultura em Mira, porque foram encontrados ossos em outra cidade italiana.

Na verdade, especialistas pensam que os ladrões de ossos não removeram todos os pedaços do morto. Uma hipótese levantada por eles é que outras pessoas tenham os trazido para Veneza durante as primeiras cruzadas conduzidas pela Europa, entre 1096 e 1099.

Em Veneza, mais especificamente no monastério de San Nicoló al Lido, estão os fragmentos que faltavam do corpo do Papai Noel da vida real. Durante muito tempo, os dois locais que abrigam as partes discutiram quem realmente poderia reivindicar a posse dos restos do verdadeiro São Nicolau. Isso permanece até os dias de hoje.


+ Saiba mais sobre o Papai Noel por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Papai Noel não vem aqui: Uma antologia de Natal, de Maria Freitas (2018) - https://amzn.to/3886pl9

Nicolau São Norte e a batalha contra o rei dos pesadelos (Os Guardiões Livro 1), de William Joyce (2012) - https://amzn.to/385I5Af

Sandman - A história de Sanderson Soneca: 4, de William Joyce (2013) - https://amzn.to/2rep65V

Sao Nicolau - sua historia e suas gentes: Familia Badjid, de Carlos Lopes (2016) - https://amzn.to/34OR1YB

Nicholas St. North and the Battle of the Nightmare King, de William Joyce (2018) - https://amzn.to/2YghCeK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W