Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

O que aconteceu com a fortuna maldita de Pablo Escobar?

Antes da morte, Escobar entrou por seis anos consecutivos na lista dos homens mais ricos do mundo, feita pela Forbes

Caio Tortamano Publicado em 25/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pablo Escobar em mugshot - Wikimedia Commons
Pablo Escobar em mugshot - Wikimedia Commons

Heranças milionárias costumam ser motivos de briga para muitas famílias, no entanto, quando o dinheiro não parece ter um futuro dono, além de filhos e esposa, a alternativa lógica é que essa quantia seja herdada. Deveria ser o caso de María Victoria Henao e os filhos Juan Pablo e Manuela, familiares do temido traficante Pablo Escobar.

O que aconteceu com esse dinheiro, entretanto, permaneceu desconhecido por algum tempo, até que Juan concedeu uma entrevista para o El País revelando o paradeiro do dinheiro do pai em 2017.

À época da morte de Pablo, em 1993, María Henao participou de diversas reuniões com o cartel de Cali — inimigos declarados do extinto cartel de Medellín, liderado por Escobar —  onde eles ameaçavam constantemente a família, e os coagiram a entregar todo o dinheiro que teriam herdado dos anos de atividade do falecido marido e pai, caso contrário, seriam mortos.

Nos livros escritos pelo filho do traficante, ele afirma que os três chegaram na Argentina sem nenhum centavo no bolso. Além disso, Juan também declarou que a família de sua mãe pegou todo o dinheiro vivo que Pablo teria escondido para garantir a criação dos filhos em uma situação extrema emergência. Isso porque antes mesmo da morte do traficante, a família vivia um verdadeiro inferno, sendo alvo até mesmo de um atentado.

Essa versão revelada por Juan Pablo foi investigada, principalmente na Argentina, onde a família passou a viver em sigilo, com o objetivo fugir da mídia. No entanto, argentinos descobriram documentos que ligavam os três num esquema de lavagem de dinheiro com o traficante Piedrahita Ceballos, que atuava na Argentina por meio de um empresário chamado Mateo Covo Dolcet.

Os Escobar teriam feito um trabalho de mediação entre os outros dois criminosos, e recebiam uma comissão generosa pelo ato. A vida deles na Argentina foi tratada com muito sigilo pelo governo colombiano, que conseguiu com as autoridades identidades novas para quando chegassem em Buenos Aires.

Todavia, nem tudo foram rosas na vida deles no país vizinho ao Brasil, Henao foi presa em 1999, após ter sido acusada de lavagem de dinheiro. Porém, não teve nada a ver com o caso citado acima com o empresário Covo Dolcet, mas depois de uma minuciosa investigação foi descoberto que a viúva de Escobar foi, na realidade, vítima de uma farsa que levou outros dois acusadores para a cadeia.

Depois do episódio, a família Escobar (com nomes falsos) voltou ao anonimato, e permaneceu em silêncio e sigilo até pouco tempo atrás, quando Juan Pablo — agora Juan Sebastián — publicou seus livros falando sobre a vida de seu pai.

Entre polêmicas e incertezas, o paradeiro da fortuna de Pablo Escobar, que no momento de sua morte representava o total de um bilhão de dólares contando todo o seu patrimônio, teve diferentes versões sobre o seu fim, todavia, em nenhuma das narrativas é questionado o impressionante montante que o colombiano obteve ao longo de sua vida.


+ Saiba mais sobre a história através das obras abaixo disponíveis na Amazon:

Sra. Escobar: Minha vida com Pablo, Victoria Eugenia Henao (2019) - https://amzn.to/3dlc75A

Amando Pablo, odiando Escobar, de Virginia Vallejo (2017) - https://amzn.to/37VEWlK

Minha Vida com Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez e Maritza Neila Wills Fontecha (2017) - https://amzn.to/2tgBgvK

Pablo Escobar: meu pai, Juan Pablo Escobar (2015) - https://amzn.to/2QeEaKk

Pablo Escobar: O Narcotraficante: A história por trás do homem que matou mais de 5 mil pessoas (Mentes Criminosas Livro 1)- https://amzn.to/36bejsA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du