Curiosidades » Personagem

O que aconteceu com o polêmico cadáver de Elvis Presley?

A saga do corpo do Rei do Rock contou com mistérios, uma autópsia comovente e uma tentativa de roubo ambiciosa

Pamela Malva Publicado em 05/09/2020, às 09h00

Fotografia de Elvis Presley
Fotografia de Elvis Presley - Wikimedia Commons

De repente, a suntuosa mansão de Graceland, em Memphis, no Tennessee, foi tomada pelo leve cheiro de dezenas de flores. Vermelhas, brancas, amarelas e azuis, as pétalas delicadas anunciavam algo que ninguém queria acreditar: Elvis Presley estava morto.

Durante quatro horas de cerimônia no dia seguinte à morte do cantor, cerca de 30 mil fãs se despediram do Rei do Rock. Mais tarde, após outra ocasião, agora restrita aos amigos e familiares, o corpo de Elvis foi levado para Cemitério Público de Forest Hill.

Os restos do cantor permaneceram intactos por duas semanas, no caixão vizinho ao de sua mãe. Os dias foram preenchidos por uma verdadeira comoção, formada por fãs que não queriam aceitar a morte do lendário artista.

Túmulo de Elvis em Graceland / Crédito: Wikimedia Commons

 

Uma estrela na mesa gelada

Algumas horas depois de ser encontrado já desacordado no banheiro de sua mansão, o Rei do Rock foi levado para o hospital. Ele foi declarado morto às 15h30 daquela mesma tarde, antes mesmo de chegar ao Baptist Memorial, no dia 16 de agosto de 1977.

Pouco tempo mais tarde, o corpo azulado de Elvis foi mandado para a autópsia. Foram o brasileiro Raul Lamim e o patologista Thomas McChesney que identificaram a causa da morte, junto da presença de 14 substâncias diferentes no sangue do cantor.

“Nunca imaginei que, um dia, encontraria meu ídolo da juventude em uma mesa de necrotério”, contou Raul em entrevista ao G1. “Uma pessoa tão idolatrada e, ao mesmo tempo, como outra qualquer”.

Roubo e mudança

Durante a autópsia, ficou claro para os especialistas que Elvis teria caído no sono devido a alguns calmantes em uma posição que impediu sua respiração, provocando morte por asfixia. Outras análises, contudo, afirmam que o cantor de 42 anos faleceu após sofrer um colapso fulminante causado por uma disfunção cardíaca.

O maior choque, no entanto, veio logo depois que o corpo de Elvis foi enterrado. Enquanto o cadáver estava sepultado no Cemitério Público de Forest Hill, três homens tentaram roubá-lo em uma missão ambiciosa.

Eugene Johnson, Raymond Green e Ronnie Lee Adkins planejavam, segundo eles próprios afirmaram em testemunho, sequestrar o corpo do cantor. A ideia era pedir um resgate de 10 milhões de dólares para a família Presley em troca do cadáver.

Os três homens foram pegos no ato e, por sorte, os parentes de Elvis conseguiram uma permissão para desenterrar o corpo do astro. O cadáver foi sepultado pela última vez cinco dias mais tarde, no jardim de meditação da mansão do Rei do Rock. Tanto a lápide, quanto os restos mortais de Elvis Presley seguem no mesmo lugar até hoje.


+Saiba mais sobre Elvis Presley em grandes obras disponíveis na Amazon Brasil:

Elvis and Me: The True Story of the Love Between Priscilla Presley and the King of Rock N' Roll, de Priscilla Presley (1986) - https://amzn.to/32v7QIj

Elvis and Ginger: Elvis Presley's Fiancée and Last Love Finally Tells Her Story, de Ginger Alden (Ebook) - https://amzn.to/2QrWmj2

Elvis Presley. História, Discografia, Fotos e Documentos, Gillian G. Gaar, 2016 - https://amzn.to/39sIspm

Elvis - A biografia ilustrada, Marie Clayton, 2015 - https://amzn.to/37nsr1P

Elvis and Me, Priscilla Presley (Autor), Sandra Jarmon (Autor), Sandra Harmon (Autor), 1986 - https://amzn.to/2QABjuj

Elvis Presley: A Vida Na Musica, Ernst Jorgensen, 2010 - https://amzn.to/2QcTuHy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W