Curiosidades » Família real britânica

O que é o jubileu de platina e o que esperar da próxima comemoração de Elizabeth II?

A celebração dos 70 anos no trono como rainha da Inglaterra será marcada por festas e um feriado de 4 dias; entenda o evento

Alana Sousa Publicado em 19/06/2021, às 11h00

Rainha Elizabeth II em Londres, em 2009
Rainha Elizabeth II em Londres, em 2009 - Getty Images

Em 2 de junho de 1953, a jovemElizabeth IIassumia oficialmente trono da Inglaterra, após a morte repentina de seu pai, o rei George VI — um ano antes, Lilibet havia se tornado rainha, em 6 de fevereiro de 1952.

A monarca permanece no poder até hoje, aos 95 anos, tendo vivenciado a chegada do homem à Lua, diversas trocas de presidente, guerras ao redor do globo e a morte de membros de sua família.

Há 68 anos comandando a corte inglesa, a soberana bateu o recorde de uma rainha com mais tempo de trono, que antes pertencia a sua tataravó, Vitória. Assim, a comemoração de 70 anos no poder, conhecida como jubileu de platina, deverá ser grandiosa.

O evento consiste no 70º aniversário da ascensão de Elizabeth ao trono britânico, marcando um título inédito na monarquia europeia, já que nenhum soberano durou tanto tempo no poder.

Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, na Abadia de Westminster / Crédito: Getty Images

 

No Instagram oficial do Palácio de Buckingham, o evento foi anunciado no início de junho de 2021. "Sua Majestade, a Rainha, celebrará seu Jubileu de Platina de quinta-feira, 2 a domingo, 5 de junho de 2022”, diz trecho da publicação.

"O fim de semana será uma oportunidade para as comunidades em todo o Reino Unido se reunirem para celebrar este marco histórico”, continuou o comunicado. Além de ser uma comemoração pessoal de Elizabeth II, a população britânica participará da festividade e o Reino Unido contará com um feriado prolongado especial, conforme repercutiu o El País.

O jubileu de platina e as festividades

Ainda que o mundo tenha mudado muito desde a década de 1950, algo permaneceu igual: Elizabeth no comando de uma das monarquias mais populares e poderosas da História. Nada mais que uma comemoração de 4 dias para fazer jus ao feito da rainha.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Royal Family (@theroyalfamily)

 

Serão dias de festa não só em Londres, mas em todo Reino Unido e países que fazem parte da Commonwealth. A primeira cerimônia será o famoso desfile, conhecido como Trooping the Colour.

A passeata é composta por 1.400 soldados, 200 cavalos e ainda 400 músicos, e sairá do Palácio de Buckingham até a praça no centro de Londres, Trafalgar Square. Os membros da família real deverão acompanhar o desfile em carruagens, saudando a multidão. O Trooping the Colour é finalizado com os aviões da Real Força Aérea passeando pelo céu.

Para tornar a data ainda mais única, os principais monumentos da Inglaterra e das capitais do Commonwealth serão iluminados com luzes brilhantes.

No dia seguinte, ocorrerá uma missa na catedral de Saint Paul com a presença da rainha. Além de Elizabeth II, seus filhos, netos e bisnetos estarão presentes. Sem surpresa, a participação de Harry e de Meghan Markle ainda é incerta, visto que o casal se distanciou da família real para viver nos Estados Unidos, em 2020.

Elizabeth é a rainha a mais tempo no trono britânico / Créditos: Getty Images

 

Já no sábado, uma das atividades prediletas da monarca está marcada para acontecer: as corridas de cavalo. A tarde terá muita música, segundo comunicado da corte, a Festa de Platina no Palácio “reunirá alguns dos maiores artistas do mundo para comemorar os momentos mais significativos e alegres das sete décadas de reinado da soberana”. O concerto será transmitido ao público, além de contar com ingressos limitados para a população britânica.

O domingo, e último dia do feriado prolongado, será marcado pelo ‘Grande Almoço do Jubileu’. A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez em 2009, incentiva moradores a realizarem um grande banquete nas ruas.

Por fim, um desfile “onde se combinará arte, teatro, música, circo, carnaval e fantasias, para comemorar o serviço de Sua Majestade e para homenagear o serviço coletivo das pessoas e comunidades por todo o país”.

Para testemunhar, mesmo que pela televisão, um evento tão grandioso e raro, torcemos para que a rainha permaneça no trono.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7