Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

O que motivou Freddie Mercury a revelar que tinha HIV apenas em seu leito de morte?

Diagnóstico se tornou públicosomente em 24 de novembro de 1991, um dia antes da morte do vocalista

Alana Sousa / Atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 12/05/2021, às 15h30 - Atualizado em 08/10/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury durante um show - Pixabay
Freddie Mercury durante um show - Pixabay

Um dos maiores artistas de todos os tempos era discreto fora dos palcos, apesar de em cima deles parecer totalmente confortável. Freddie Mercury não gostava dos holofotes e mantinha sua vida íntima guardada a sete chaves.

Foi assim também em sua morte, que completará 30 anos em novembro. O vocalista do Queen marcou a história por sua originalidade, talento e músicas memoráveis. Durante as passagens pelo Brasil, levava os fãs à loucura — colecionando seguidores fiéis em todas as partes do mundo.

Então, ao falecer, o luto foi sentido profundamente. Aos poucos, Mercury havia deixado a vida pública para trás, dando espaço apenas para seus amigos próximos e familiares. A luta contra o HIV foi travada em segredo até praticamente seu último dia.

Apenas um dia antes de sua morte, em 24 de novembro de 1991, foi revelado que Freddie estava infectado pelo vírus da AIDS, doença que matou quase 50 milhões de pessoas desde a década de 1980, de acordo com informações do jornal O Globo.

Freddie na cama ao lado de seus gatos Miko e Delilah /Crédito/Divulgação /Peter Freestone

Assim, todo o estigma e incompreensão em torno do HIV foi perpetuado na figura de Mercury, que hoje se tornou um símbolo de luta contra o preconceito e desinformação contra a AIDS. No entanto, por que o músico demorou para revelar seu diagnóstico? o que o impedia de falar publicamente sobre sua condição?

Uma batalha contra a AIDS

O recente documentário da BBC, intitulado ‘Freddie Mercury: A Life in Ten Pictures’ trouxe à tona novos depoimentos que revelam a intimidade do cantor em seus últimos anos. O principal motivo que levou o compositor a esconder a doença foi o desespero para que a cura fosse encontrada rapidamente, revela uma fonte próxima.

“Freddie se portava o tempo todo com grande dignidade e o humor nunca desapareceu. O humor estava lá o tempo todo. Ele não queria sentir por um segundo que fazia parte de uma situação triste”, confessou Richard Young, amigo íntimo e fotógrafo em fala repercutida pelo site Rolling Stone Brasil.

Sabe-se que Mercury lutou durante 4 anos contra o HIV, sendo diagnosticado em 1987, conforme revelou seu parceiro Jim Hutton, que dividiu os momentos finais com Freddie. Embora soubesse da condição do amado, apoiou a decisão de manter o segredo e sempre negou os rumores da imprensa.

Enquanto permanecia grande parte do tempo em sua casa, Freddie recebia amigos e não escondia das pessoas que lhe eram importantes que tinha AIDS. O ex-editor do Daily Express, David Wigg, falou no documentário sobre os temas que conversava com o astro longe das câmeras: “Em uma de nossas conversas, Freddie admitiu oficialmente estar com AIDS e que a doença mudou sua abordagem de vida”.

Foto presente na capa do livro Mercury and Me, de Jim Hutton / Crédito: Divulgação/Amazon

“É perfeitamente compreensível que uma pessoa, seja famosa ou não, não queira que um diagnóstico de HIV seja tornado público naquela época. O estigma social transformava qualquer pessoa com teste positivo em párias”, enfatizou Wigg.

David foi certeiro em sua opinião, na época, muitos não entendiam sobre a AIDS, ou mesmo como poderiam se infectar. Um exemplo claro disso foi quando a princesa Diana, amiga íntima de Mercury, apertou a mão de um paciente soropositivo, em abril de 1987. Instantaneamente o episódio ganhou as manchetes mundiais, com teorias de que Lady Di não poderia encostar naqueles que passavam pela mesma batalha de Freddie.

Apenas quando não havia mais como reverter seu quadro, o cantor anunciou a infecção pelo HIV. Até dias atrás havia esperança, assim como mostrou a produção emocionante: “Freddie estava desesperado para que os cientistas encontrassem a cura”.


+Saiba mais sobre o tema através dos livros abaixo disponíveis na Amazon:

Freddie Mercury - A Biografia Definitiva, Lesley-Ann Jones (2013) - https://amzn.to/2ulB7aJ

A Verdadeira História do Queen: Os bastidores e os segredos de uma das maiores bandas de todos os tempos, Mark Blake (2015) - https://amzn.to/2RcKaUL

Freddie Mercury - A Reportagem Definitiva: a trajetória lendária e a vida louca do astro do Queen, que viveu mil anos em dez, Ana d'Angelo (2019) - https://amzn.to/3aqYK2k

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W