Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Crimes

O que o irmão de Suzane von Richthofen disse em 2015 sobre o caso?

Após boato, o irmão de Suzane, Andreas, quebrou o silêncio em carta

Redação Publicado em 05/10/2021, às 10h16 - Atualizado em 26/10/2023, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andreas von Richthofen ao lado de Suzane - Divulgação/Vídeo
Andreas von Richthofen ao lado de Suzane - Divulgação/Vídeo

No ano de 2015, o filho mais novo do casal Manfred e Marísia von Richthofen, Andreas, decidiu abrir uma exceção ao hiato em comentar sobre o crime orquestrado pela irmã, Suzane Von Richthofen, que levou ao óbito dos pais.

Conforme a Veja SP, o rapaz enviou uma carta ao jornalista Sérgio Quintella negando acusações contra o pai divulgadas pelo promotor Nadir de Campos Júnior, enfatizando que Manfred teria contas no exterior administradas pela filha.

Em tom de revolta, Andreas classificou o crime que levou os pais ao óbito como "nojento" e deixou claro o interesse em defender a memória dos parentes, acrescentando que a divulgação de notícias sobre o caso o chateia, solicitando evidências ao promotor que fez a acusação.

Confira na íntegra a carta de Andreas!

“Prezado Dr. Nadir de Campos Jr.

É em nome do excelente trabalho do qual o Sr. participou, ao condenar a minha irmã Suzane Louise von Richthofen e aos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos, e também de toda sua história na justiça brasileira que me sinto compelido a abordá-lo.

Escrevo-lhe esta mensagem por vias igualmente públicas às quais o Sr. se vale para comentar o caso da minha família. Entendo que sua raiva e indignação para com estes três assassinos seja imensa e muito da sociedade compartilha esse sentimento. E eu também. É nojento. Encare da perspectiva existencialista. No entanto observo que o Sr. faz diversos apontamentos referindo a um suposto esquema de corrupção, do qual meu pai, Manfred Albert von Richthofen, teria participado e cujos resultados seriam contas no exterior em enormes montantes. Gostaria que o Sr. esclarecesse essa situação: se há contas no exterior, que o Sr. apresente as provas, mostre quais são e onde estão, pois eu também quero saber e entendo que sua posição e prestígio o capacitam plenamente para tal. Mas que se isso não passar de boatos maliciosos e não existirem provas, que o Sr. se retrate e se cale a esse respeito, para não permitir que a baixeza e crueldade deste crime manche erroneamente a reputação de pessoas que nem aqui mais estão para se defender, meus pais Manfred Albert e Marísia von Richthofen.

Respeitosamente,

Andreas Albert von Richthofen”.


++Errata: A reportagem errou ao mencionar a data do comunicado. Na verdade, o episódio ocorreu em 2015.