Curiosidades » Estados Unidos

Afinal, o que os Estados Unidos escondem na ultra-secreta Área 51?

Sigilosa e misteriosa, a Área 51 é protagonista de diversas teorias da conspiração que envolvem, principalmente, extraterrestres e OVNIS

Isabela Barreiros Publicado em 09/09/2019, às 17h00

None
- Reprodução

Localizada no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, a Área 51 é uma famosa base militar estadunidense criada em 1955, no auge na Guerra Fria. Mas, como acontece em diversas instalações da força aérea americana, ela não tem sua função divulgada ao público. Quase todas as coisas que se falam sobre a base é suposição, especulação e teoria da conspiração.

Tudo começou em 1989, quando o físico Bob Lazar afirmou ter trabalhado na Área 51 durante os anos de 1988 e 1989. Ele iniciou um movimento de teorias da conspiração que rondam, desde a época até os dias de hoje, a instalação militar. O físico afirmou que ela servia como esconderijo para o estudo de discos voadores extraterrestres, ou seja, OVNIS, e que teria visto nove deles circulando pelo local.

Crédito: Reprodução

 

Supõe-se que a base tenha surgido com o objetivo de desenvolver aviões secretos, o que justificaria os diversos galpões que existem por ali. Alguns afirmam que em um setor dos 51 que foi criado o Lockheed U2, avião de reconhecimento famoso por realizar atos de espionagem contra a União Soviética durante a Guerra Fria.

Mesmo que a área nunca tenha sido declarada como secreta, o que acontece lá dentro é definido como informação confidencial. Isso fomenta mais ainda a criação de teorias a respeito do lugar. Thomas Bullard, autor de The Myth and Mystery of UFOs (O Mito e Mistério dos Óvnis), diz que os estadunidenses duvidam muito do governo.

"Depois que a confiança entre o governo e o público foi corroída pelos acontecimentos da Guerra do Vietnã e o escândalo de Watergate, Roswell e a Área 51 entraram no vocabulário popular como referências da dissimulação do governo", afirmou Bullard.

As mais famosas teorias da conspiração a respeito da Área 51 quase sempre envolvem seres extraterrestres e espaçonaves que pertentem a essas ditas criaturas. Tecnologia extraterrestre, a criação de híbridos de humanos e aliens e o local onde foi gravada a cena do homem chegando à Lua, são inúmeras teses que invadem o folclore estadunidense e até mesmo mundial.

A instalação militar é alvo de muita inquietação — o que fez com que mais de um milhão de pessoas confirmassem presença em um evento do Facebook que tem como objetivo invadir a Área 51 para revelar, enfim, todos os seus mistérios. A ação está marcada para o dia 20 de setembro deste ano e conta como descrição as frases "podemos nos mover mais rápido do que suas balas. Vamos ver esses alienígenas”.