Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Superman: A versão soviética do icônico herói dos quadrinhos que batalhava por Stalin

Em HQ, o personagem "batalha até o fim por Stalin, pelo socialismo e pela expansão do Pacto de Varsóvia”

Redação Publicado em 13/11/2020, às 13h00 - Atualizado em 03/03/2023, às 10h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem divulgada pela DC Comics do filme animado inspirado na HQ "Superman — Entre a Foice e o Martelo" - Divulgação
Imagem divulgada pela DC Comics do filme animado inspirado na HQ "Superman — Entre a Foice e o Martelo" - Divulgação

Em sua história original, o Superman, vindo do seu planeta natal Krypton, cai na fictícia cidade rural de Smallvile, Kansas, Estados Unidos. No roteiro do autor de quadrinhos Mark Millar, no entanto, ele pousa em uma região próxima a uma fazenda coletiva na Ucrânia, parte da União Soviética na época.

A HQ Superman — Entre a Foice e o Martelo foi publicada pela primeira vez em 2003 e relançada pela Editora Panini em 2017. Escrita por Mark Millar e desenhada pelos artistas Dave Johnson, Kilian Plunkett, Andrew Robinson e Walden Wong, o livro tornou-se febre na Rússia. A primeira tiragem de aproximadamente 10 mil exemplares esgotou em pouco tempo, e ainda continua fazendo sucesso tanto na Rússia quanto ao redor do mundo.

"Está sendo um grande êxito de vendas, embora para mim não seja uma surpresa, já que os amantes das histórias em quadrinhos em nosso país estão há anos esperando sua publicação em russo", disse Aleksandr Zhikarentsev, diretor do editorial responsável pela publicação.

[Colocar ALT]
Crédito: Editora Panini/Divulgação

Em vez de levar o S, que significa “esperança” em Krypton, o personagem passou a carregar em seu peito uma foice e um martelo, símbolo manifesto da União Soviética. De acordo com a descrição presente no site da DC Comics, o herói da classe trabalhadora “batalha até o fim por Stalin, pelo socialismo e pela expansão do Pacto de Varsóvia”.

Em 140 páginas, mais longo que o comum, Millar narra a trajetória do Superman em meio ao comunismo russo. Defendendo o proletariado mundial, ele ainda se torna sucessor do líder Josef Stalin, tornando-se dirigente soviético, mesmo que contra sua vontade de estar em meio à política oficial do país.

"Me chamavam de soldado, mas nunca fui. Um soldado obedece ordens. Um soldado conhece e odeia seu inimigo. Um soldado luta e morre só por seu povo. Eu luto no grupo do bem", admite o super-herói em uma de suas falas na HQ.

Henry Cavill, que protagonizou Superman nos últimos filmes lançados pela DC Comics, disse em entrevistas que a história do Superman Vermelho serviu como inspiração para que ele pudesse interpretar o personagem nas telonas, principalmente no longa-metragem O Homem de Aço, lançado em 2013. Mas não foi o último suspiro do herói vermelho.

A DC Comics anunciou a produção de um filme animado baseado na história em quadrinhos Superman — Entre a Foice e o Martelo. A produção pode ser assistida no streaming através do HBO Max.