Curiosidades » Entretenimento

O triste motivo por trás da vida isolada do Chaves

Em livro publicado na década de 90, Roberto Gómez Bolaños revelou um dos maiores segredos do carismático menino esfomeado

Caio Tortamano Publicado em 30/09/2020, às 18h00

O personagem Chaves
O personagem Chaves - Divulgação /Youtube

Uma febre na televisão brasileira desde os anos 70, Chaves é um programa mexicano de grande influência e impacto na cultura do Brasil. A história de um menino órfão que dorme em um barril dentro de uma humilde vila — apesar de morar em uma casa nunca mostrada durante a produção — cativa fãs de todas as idades e, até hoje, sua história gera dúvidas e teorias, que pouco a pouco são respondidas.

O protagonista Chaves é um garoto pobre e esfomeado que, apesar de contar com o apreço dos vizinhos de vila e, até de seus amigos da escola, aparenta não possuir parentes para o confortar. As marcantes atuações do programa são todas feitas por adultos vestidos de crianças que não parecem se preocupar tanto em deixar isso claro.

Importância

Criado por Roberto Gómez Bolaños, o humorista mexicano trabalhava escrevendo pequenas cenas de comédia para a televisão e teatro de seu país, quando teve a ideia de criar uma história em que um menino de apenas oito anos, pobre, discutia com um vendedor de balões em um parque. Assim nascia o piloto do maior projeto de sua vida.

Interpretando o próprio menino, o fato de adultos se vestirem de crianças era um dos elementos que dariam graça ao show, e deu certo. A recepção foi ótima, e as pessoas queriam ver mais coisas a respeito daquele carismático menino.

A turma do Chaves / Crédito: Divulgação

 

Transmitido no Brasil até 2020 pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) o canal começou a passar Chaves em 1984, e somente em 2010 que outra companhia, a Turner, adquiriu os direitos para exibição da produção nos canais Cartoon Network.

Durante seu período de exibição (1973 a 1980) El Chavo del Ocho — nome original da série em espanhol — conquistou um prêmio justo no ano de sua estreia, o El Heraldo de México na categoria Melhor Programa Humorístico. A grandiosidade da produção se mostrou, principalmente, nas outras premiações das quais se sagrou vencedor, todas sendo após o término definitivo da série, especialmente a partir dos anos 90.

Solidão

Lançado em 1995, o livro de Bolaños, El Diario del Chavo del Ocho, conta os bastidores do marco televisivo. Nesta obra, o autor explica a natureza solitária do menino Chaves, dizendo que ele nunca tinha conhecido o pai e que sua mãe havia lhe abandonado. 

Sem um pai para ajudar no sustento da casa, Chaves passava o dia em uma creche enquanto sua mãe ia trabalhar, e ela voltava ao final do dia para ficar com ele.

Apesar da realidade difícil, a série tem um ar cômico, e isso foi passado por Roberto na história do protagonista também. Ele afirma que, por conta do cansaço, sua mãe chegava do trabalho na creche e nem fazia questão de perceber qual era a criança que estava levando, simplesmente falava para pegar o menino que estivesse mais perto.

O livro é narrado por Chaves, que explica a sua história vista milhões de vezes por todo o mundo, e a conclusão que o menino chega é que sua mãe está com um garoto que ela pensa ser ele, mas não o é. No final das contas, a mãe da renegada pobre criança parou de passar na creche para buscar o “filho”, e nunca mais a viu.


+ Saiba mais sobre a obra de Bolaños pelos livros abaixo disponíveis na Amazon:

Chaves: A história oficial ilustrada, do Editorial Televisiva (2020) - https://amzn.to/39S3KMj

El Diario de El Chavo del Ocho, de Roberto Bolaños (2008) - https://amzn.to/38Pq9JY

Chaves e as estórias que ninguém contou: Uma biografia não autorizada, de Fernando Silva (2015) - https://amzn.to/2T5ETxM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W