Curiosidades » Cultura

Obra analisa a construção histórica da imagem das mulheres na publicidade

Publicado em 2019, o livro “Mulher Na Publicidade: A Linguagem Dos Anúncios”, de Bruna Giacomeli Maia Santicioli investiga a representação feminina na mídia

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 13/07/2021, às 08h12

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de Alexandr Ivanov por Pixabay

Publicada em 2019, pela editora Appris, a obra “Mulher Na Publicidade: A Linguagem Dos Anúncios”, da escritora brasileira Bruna Giacomeli Maia Santicioli apresenta uma importante análise sobre a construção histórica da imagem feminina perante a mídia

[Colocar ALT]
Mulher Na Publicidade (2019) / Crédito: Divulgação / Appris

A partir de análises dos anúncios publicitários de eletrodomésticos publicados no jornal O Estado de S. Paulo, durante as décadas de 1950 e 1990, o livro busca trazer à tona a história das mulheres durante o século 20. Além disso, busca reconstituir o papel feminino nos diferentes espaços políticos, econômicos e sociais. 

Por meio dos anúncios publicitários, a autora apresenta, ainda, as principais conquistas femininas, tanto no âmbito econômico quanto sociopolítico. Além disso, no decorrer das páginas, os leitores irão se deparar com reflexões expressivas sobre a importância das mulheres para a publicidade e, claro, sociedade como um todo. 

Fundamental para especialistas de Língua Portuguesa, Comunicação, Publicidade, Sociologia e História, este livro é perfeito, ainda, para quem se interessa por essas áreas. 

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, “Mulher Na Publicidade: A Linguagem Dos Anúncios” é essencial para quem busca compreender questões contemporâneas analisando o passado. 

Confira abaixo um trecho da obra disponível na Amazon: 

A publicidade, sedutora e persuasiva, explora o universo dos desejos para motivar a compra e, consequentemente, o consumo de produtos e serviços. Ela envolve sonhos e ilusões, mostra o mundo perfeito, em que só há felicidade, bem-estar e êxito. A linguagem publicitária ressalta os atributos positivos do produto anunciado e visa à identificação do consumidor. 

O foco deste livro, entre os gêneros discursivos que circulam na esfera publicitária, é o gênero anúncio, devido à presença de linguagem híbrida (visual-verbal) a à facilidade de acesso a ele por meio da mídia impressa.       


+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon: 

Mulher Na Publicidade: A Linguagem Dos Anúncios, de Bruna Giacomeli Maia Santicioli (2019) - https://amzn.to/3xGnY88

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W


++Saiba mais sobre feminismo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras, de Bell Hooks (2018) - https://amzn.to/2IIWiIj

Breve História do feminismo, de Carla Cristina Garcia (2018) - https://amzn.to/2IIkwm2

Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios, de Maria Amélia de Almeida Teles (2018) - https://amzn.to/35plH3r

Os direitos das mulheres: feminismo e trabalho no Brasil (1917-1937), de Glaucia Fraccaro (2019) - https://amzn.to/2B2CcVb

Mulheres na luta armada: Protagonismo Feminino na ALN (Ação Libertadora Nacional), de Maria Cláudia Badan Ribeiro (2018) - https://amzn.to/2nCBTxb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W