Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cultura

Obra conta a saga de cinco diretores de cinema que se arriscaram nos campos de batalha

'Cinco Voltaram', do escritor Mark Harris, apresenta a história de diretores de cinema que largaram o glamour de Hollywood pelos campos de batalha no século 20

Redação Publicado em 24/07/2021, às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de centaur60 por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Imagem de centaur60 por Pixabay

John Huston. William Wyler. George Stevens. Frank Capra. John Ford. Cinco grandes diretores do cinema americano na Segunda Guerra Mundial. O que eles fizeram, o
que filmaram e aquilo que ocultaram está, nos mínimos detalhes, no livro Cinco Voltaram, do escritor Mark Harris.

[Colocar ALT]
Cinco Voltaram, de Mark Harris (2016) / Crédito: Divulgação / Ed. Objetiva 

Eles deixaram o glamour dos estúdios nos Estados Unidos e foram se arriscar nos campos de batalha. A missão tinha um patrocinador, o Departamento de Guerra americano, sob o governo de Franklin Roosevelt. Os cineastas estavam empolgados.

Ingenuidade? Militância política? O que pensavam do presidente? O que enfrentaram para filmar em meio ao horror e à brutalidade da guerra? Que batalhas se propuseram a mostrar? A dos inimigos, dos aliados ou a real? O processo envolveu acusações, frustrações… rendeu Oscars.

Foram quatro anos de filmagem em diversos sets. Os diretores passaram pela Itália, França, Bélgica, norte da África. Foram alvo de polêmicas e reações apaixonadamente patriotas do público americano.

Os cinco anos de pesquisa do autor Mark Harris trazem à tona o panorama sobre um cinema que influenciou os rumos da Segunda Guerra e por ela foi influenciado. Uma indústria que alimentou e, como defende o escritor, ainda alimenta o imaginário americano.


+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon:

Cinco Voltaram, de Mark Harris (2016) - https://amzn.to/3eQUpJH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W