Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Segunda Guerra

A difícil vida das grávidas de Auschwitz

Obra Os bebês de Auschwitz, de Wendy Holden relata a história real de três judias prestes a darem a luz, em um dos maiores campos de concentração da História

Victória Gearini Publicado em 29/11/2019, às 21h00 - Atualizado em 27/01/2022, às 13h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mães e filhos judeus durante a Segunda Guerra Mundial - Wikimedia Commons
Mães e filhos judeus durante a Segunda Guerra Mundial - Wikimedia Commons

"Os bebês de Auschwitz", de Wendy Holden, conta a história de Priska, Rachel e Hanka, três jovens judias que chegaram grávidas no campo de concentração de Auschwitz, em 1944. Além de relatar as experiências pessoais dessas mulheres, a obra denuncia as atrocidades cometidas no período da Segunda Guerra Mundial.  

Antes da eclosão da Segunda Guerra, quando Hitler começou a impor restrições aos judeus, as três jovens viveram seus primeiros amores e se casaram, mesmo sob as ameaças do avanço Reich. Priska e Tibor, Rachel e Monik, e Hanka e Bernd, sonhavam em construir suas famílias e tinham esperanças pelo fim da guerra.

Os casais viram suas vidas mudarem por completo quando, em 1944, foram enviados para Auschwitz. Longe de suas famílias e prestes a darem a luz, as mulheres encontraram forças na companhia uma da outra. A obra relata os trabalhos forçados que as grávidas foram submetidas e a esperança de conhecerem seus filhos.  

Crédito: Editora Globo Livros

Separadas de seus maridos, elas eram vistas com desconfiança pelas outras pessoas, mas receberam ajudas inesperadas. Debilitadas e fragilizadas, Priska e Tibor, Rachel deram a luz a seus bebês dentro do campo de concentração. Em condições insalubres, as crianças pesavam menos de um quilo.

Lançada pela Editora Globo Livros, em 2015, a obra reúne entrevistas, cartas e diários que detalham as atrocidades da guerra, mas mostra como pequenos gestos salvaram vidas. Em um relato comovente, a escritora Wendy Holden acompanhou o reencontro, após 70 anos, de Eva, Mark e Hana, os três bebês sobreviventes do Holocausto.


+Saiba mais "Os bebês de Auschwitz" e outras obras relacionadas através da Amazon:

Os bebês de Auschwitz, de Wendy Holden (2015) - https://amzn.to/2XXe7Kb

Canções de ninar de Auschwitz, de Mario Escobar (2016) - https://amzn.to/2qX7QC3

O tatuador de Auschwitz: Baseado na história real de um amor que desafiou os horrores dos campos de concentração, de Heather Morris (2019) - https://amzn.to/3KMlPPh

A Bibliotecária de Auschwitz, de Antonio G. Iturbe (2017) - https://amzn.to/3ABp1sh

O menino da lista de Schindler, de Leon Leyson, Marilyn J. Harran e Elisabeth B. Leyson (2014) - https://amzn.to/2OzM5B6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W