Curiosidades » Bizarro

Ocultismo, incesto e cocaína: o Freud da Netflix como ninguém nunca viu

Na nova série, que tem o mesmo nome do médico, a vida do pai da psicanálise ganha um tom fantasioso recheado de terror e tramas sobrenaturais

Pamela Malva Publicado em 31/03/2020, às 19h10

Robert Finster no papel de Freud
Robert Finster no papel de Freud - Divulgação/Netflix

Sigmund Freud demorou apenas 5 anos, depois de sua graduação, para começar a rascunhar suas teorias sobre a psicanálise. A partir daí, o médico neurologista revolucionou os diversos campos da psiquiatria.

Nascido em uma família judaica, Freud entrou na faculdade de medicina da Universidade de Viena aos 17 anos. Uma vez formado, o novo médico passou a estudar algumas de suas teorias e cunhou o termo psicanálise.

Foi graças a um amigo da faculdade, Josef Breuer, que ele teve algumas de suas mais geniais ideias. Mesmo criticado por alguns colegas da profissão, Freud publicou dois de seus livros mais famosos no início do século 20 e nunca mais parou.

É exatamente nesse momento da vida do médico — recém-formado na faculdade e estudando a hipnose — que a nova série da Netflix, Freud, se desenvolve. A produção, entretanto, não se preocupou muito em ser fiel aos fatos reais.

Freud, o pai da psicanálise / Crédito: Wikimedia Commons

 

Outra face do pensador

Jovem e misterioso, o Sigmund da série é, inicialmente, bastante parecido com o verdadeiro. Intrigado pela mente humana e trabalhando como psiquiatra, ele passa grande parte de seus dias buscando entender a histeria de suas pacientes mulheres.

Assim como na vida real, o protagonista percebe as relações entre o psicológico e a hipnose e tenta validar o método. Ele, então, é ridicularizado quando teoriza a existência do inconsciente humano. A partir daí, as coisas logo fogem dos trilhos.

A série rapidamente deixa de refletir a vida de Freud e assume um caráter fantasioso, com um forte tom sobrenatural. Para começar, a primeira temporada gira em torno da hipnose, arte que o verdadeiro médico não aprovava com tanto afinco.

Em seguida, o psiquiatra conhece uma jovem austríaca que, curiosamente, consegue ver crimes e assassinatos quando adormecida. Frente ao dom da mulher, Freud decide ajudá-la através da hipnose. 

A fantasia ganha ainda mais força quando o médico passa perseguir serial killers, fazendo uso das visões da jovem. Tudo piora quando, de repente, a hipnose deixa de ser um método de estudo e assume características de um portal místico.

Cena de hipnose na série da Netflix / Crédito: Divulgação/Netflix

 

Realidade alternativa

Com a nova narrativa dos assassinatos, a série ganha um diferente papel. A ideia não mais é discutir as descobertas de Freud, mas sim assustar o público, com tramas complexas, serial killers, terror e muito sangue.

Por mais que a narrativa tenha abordado algumas verdades sobre Freud — como sua fixação pela cocaína —, os fatos extraordinários são os reais protagonistas. Assim, a trama é recheada de tortura, jogos de poder, manipulações e um terror sanguinário.

A produção pouco puritana ainda faz uma perfeita releitura do complexo de Édipo ao encenar Freud tendo sonhos eróticos com sua própria mãe. O personagem também sonha com a morte do pai e faz uso constante de cocaína, além de se deparar com sigilos ocultistas desenhados em sangue.

No final, apesar de ser uma versão thriller distorcida da realidade, a produção acaba por, de fato, discutir os estudos desenvolvidos pelo pai da psicanálise. Assim, em diversos momentos, a narrativa apresenta os conceitos de ego, superego e inconsciente analisados por Freud, bem como suas teses sobre sexualidade.


+Saiba mais sobre Freud através das obras abaixo, disponíveis na Amazon

Três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros textos, de Sigmund Freud (2016) - https://amzn.to/2QWOUNy

A interpretação dos sonhos, de Sigmund Freud (2019) - https://amzn.to/2JzxvpX

A psicanálise de Freud Explicada, de Juan Adolfo Brandt (eBook) (2020) - https://amzn.to/3dMoyaI

Estudos sobre a histeria, de Sigmund Freud (2016) - https://amzn.to/3bHcGVE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W