Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Senhor de todos os segredos: O que aconteceu com o popular Mister M

Mundialmente famoso por revelar os segredos mais complexos do mundo da magia, Val Valentino foi eternizado pela voz de Cid Moreira

Fabio Previdelli Publicado em 09/10/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mister M durante o programa - Divulgação
Mister M durante o programa - Divulgação

No final dos anos 1990, o norte-americano Val Valentino ficou mundialmente conhecido após aceitar o convite da Fox para apresentar Breaking the Magician’s Code, um programa que revelava os mais formidáveis truques de mágica.

A atração estreou em 1997 e logo ganhou o mundo. Dois anos depois, o show virou um quadro no Fantástico (TV Globo) e Valentino passou a ser conhecido como Mister M — que foi eternizado na voz de Cid Moreira pelos jargões “príncipe negros dos sortilégios”, paladino mascarado das noites de domingo”, “senhor de todos os segredos”, “bruxo oculto de todos os feitiços”, entre outros.

Com a mesma proporção que veio a fama, também se iniciaram as polêmicas. O quadro chegou a ser “tirado do ar” após a crítica de diversos mágicos que diziam que a atração acabava com todo o encanto dos shows e espantava o público. A Rede Globo, assim como outras emissoras ao redor do mundo que apresentavam a atração, foi processada pela exibição do show.

No início da década seguinte, ele chegou até fazer alguns shows no Brasil, mas só voltou aos holofotes televisivos em 2007, na Rede Record. Mister M era a atração do quadro 'A Volta do Mágico Mascarado' no programa apresentado por Eliana. No entanto, Val já não chamava mais tanto a atenção do público quanto anteriormente, mesmo assim, isso não impediu que ele ficasse no ar por alguns anos.

Após um longo período de mistério, o mágico revelou em 2017, aos 61 anos, que estava em estágio terminal com um câncer de próstata. Com dificuldades financeiras, Val contou com a ajuda de um amigo brasileiro para iniciar um crowdfunding (vaquinhas online) para arrecadar os 45 mil reais necessários para realizar uma cirurgia.

Val Valentino sem máscara / Crédito: Divulgação

“Dois anos atrás, eu fui diagnosticado com algo muito ruim na próstata. Não vou falar o nome”, disse em depoimento enviado ao programa Balanço Geral, da Rede Record. “O urologista que descobriu me disse que eu tinha menos de um ano e que eu teria que operado, ou estaria morto. A única coisa que ele poderia fazer era a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, e eu não queria fazer isso. Então perguntei quanto tempo eu teria. Seria um ano. E fui embora do consultório. Não tomei a medicação que ele gostaria que eu tomasse por causa dos efeitos colaterais, que eram terríveis. Um ano depois do diagnóstico, eu continuava vivo e isso foi incrível.”

“Estamos falando sobre cinco anos não tendo condição de trabalhar porque eu não tinha como entrar no avião, porque a próstata inchava e eu tinha outros problemas”, explicou. “Eu acabei com as minhas economias.”

Em agosto do ano passado, 2019, o UOL noticiou que Velentino superou a luta contra a doença e se casaria nos próximos meses com uma brasileira. Essa é a última informação que se tem sobre o “senhor de todos os segredos”.


++ Saiba mais sobre mágica através de grandes obras:

Truques de mágica: Mais de 100 truques e ilusionismos, Igloo Books, 2013 - https://amzn.to/39yBm1B

Mágicas para fazer na escola: Impressione seus amigos e torne-se um mágico em 30 dias, Felipe Barbieri, 2019 - https://amzn.to/3byWS8t

Truques de mágica: Com muitas atrações, truques e ilusionismos, Marc Dominic, 2007 - https://amzn.to/31SstgV

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W