Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

De onde vem a expressão 'tirar o cavalo da chuva'?

A visita fazia isso quando não queria ir embora tão cedo

Redação Publicado em 30/10/2019, às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

O cavalo era o meio de locomoção mais prático até a popularização do trem, no século 19. Ao chegar a alguma casa, o lugar onde o animal era amarrado indicava a intenção do visitante.

“Se o moço amarrava o cavalo à frente do cômodo, era sinal de permanência breve. Já se levava para um lugar protegido da chuva e do sol, podia botar água no feijão, a visita ia demorar”, conta o linguista Reinaldo Pimenta no livro A Casa da Mãe Joana.

Sem o convite do anfitrião, entretanto, tentar proteger o cavalo era uma indiscrição feita pelo convidado pouco desculpável. Somente quando o dono da casa estivesse apreciando a prosa e dissesse “pode tirar o cavalo da chuva” – ou seja, desistir da pressa de ir embora – é que a acomodação da montaria estava autorizada.

Com o passar do tempo, “tirar o cavalo da chuva” virou sinônimo apenas de desistir de alguma coisa.


Saiba mais sobre a importância dos cavalos ao longo da História

Cento e quatro cavalos, Mandy Retzlaff, 2015

Link - https://amzn.to/2N18TsS

Beleza Negra. A Autobiografia de Um Cavalo,  Anna Sewell, 2015

Link - https://amzn.to/2NmwBPg

Cavalo de guerra, Michael Morpurgo, 2011

Link - https://amzn.to/2Wt2GZU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.