Curiosidades » Reino Unido

"Gary": conheça os cômicos codinomes de Elizabeth II

Para preservar a segurança da monarca, possíveis apelidos curiosos foram inventados

Nicoli Raveli Publicado em 07/08/2020, às 08h00

A monarca em aparição pública no ano de 2012
A monarca em aparição pública no ano de 2012 - Getty Images

Em pleno século 21, a monarquia britânica é uma das que se encontra firmemente no poder. Por isso, não é novidade que a família real necessita de uma segurança rígida. Nesse intuito, são utilizados alguns codinomes pelos acompanhantes dos membros reais ao frequentar eventos públicos. O método utilizado é capaz de evitar diversos desastres, como um ataque terrorista, por exemplo.

A rainha da Inglaterra é conhecida publicamente como Elizabeth II, porém, para proteger sua identidade em eventos da realeza, ela passa a ser chamada de Sharon, segundo o jornal The Sun.

De acordo com uma fonte próxima à Família Real, o codinome é utilizado por seus assessores e guardas. Em outros momentos, a monarca é chamada pela inicial S. “É bem provável que Sharon seja mesmo o codinome da Rainha. O propósito de qualquer apelido é que ele deva ser anônimo e memorável, e também pode ser um pouco malicioso e, portanto, ainda mais memorável, então isso faz sentido”, afirmou Hugo Vickers, historiador.

A rainha Elizabeth II ao lado de seu marido, Príncipe Philip /Crédito: Divulgação

 

Ele ainda explicou que o S utilizado pelos funcionários pode se referir a Sovereign, o que significa soberana. Caso esse realmente seja o codinome da rainha, ele é utilizado apenas em eventos reais. Da mesma maneira, Elizabeth II também recebe outros apelidos dos membros reais. O príncipe Philip a chama de Lilibet, diminutivo de seu nome.

Já o príncipe William chama a monarca por Gary. O apelido surgiu na época em que o duque de Cambridge ainda era criança e não conseguia pronunciar a palavra grandmother ou o diminutivo, granny. Dessa maneira, ele passou a chamar a avó de Gary.

Entretanto, o Palácio de Buckingham não comentou sobre as reivindicações, mas o comentarista real Richard Fitzwilliams relatou ao jornal Insider que é essencial ter um codinome simples para uma pessoa como a monarca ao lidar com questões de segurança, e que o nome escolhido não é importante.

Outros apelidos

Uma vez que a rainha é chamada de Sharon para sua segurança, também faz sentido que os outros membros da realeza recebam uma denominação secreta. De acordo com o Daily Mail, existem outros membros da família real que também utilizam codinomes.

Da mesma maneira, o duque e a duquesa de Cambridge, William e Kate Middleton, também receberam apelidos baseados em seus títulos e são chamados de Danny Collins e Daphne Clark. Além disso, o príncipe também é chamado de Wombat, que se refere a um animal natural da Austrália.

Até então, o príncipe Harry e Meghan Markle, quando ainda não haviam se afastado da família real, eram chamados de David Stevens e Davina Scott, respectivamente. De acordo com fontes anônimas, as iniciais representavam o título oficial do duque e da duquesa de Sessex.

Ainda de acordo com o jornal britânico, o segundo filho da princesa Diana tem mais cinco apelidos. Um deles é Flash, referência ao personagem de uma série de romance. Em sequência, ele também é chamdo de Potter e Ginger, significado de ruivo, em inglês. Já sua esposa, Meghan, pode se representada por mais três apelidos, Flower, que significa flor em inglês, Bean, significado de feijão e Tungsten, referência a um metal. No último caso, a então duquesa de Sussex recebeu o codinome por ser considerada uma pessoa forme e inflexível. 


++Saiba mais sobre a monarquia britânica através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2Y80QOZ

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012) - https://amzn.to/37YWSg4

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013) - https://amzn.to/2qcqSnA

A Real Elizabeth,  Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2vsH5aQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W