Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Os abusos cometidos pelo Exército dos Estados Unidos durante a Guerra do Iraque

Os detidos nas prisões militares estadunidenses eram submetidos a torturas

Redação Publicado em 19/10/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Em 2003, iniciou-se a Guerra do Iraque. O conflito foi responsável pela morte de mais cem mil iraquianos, além de militares estadunidenses e britânicos, segundo o IBC (Iraq Body Count). Mas o Exército dos Estados Unidos ainda cometeu crimes encobertados em um lugar muito específico do país: na prisão de Abu Ghraib, Iraque.

Durante o período de intervenção norte-americana no local, os detidos sofreram com uma série de violações de direitos humanos. As torturas que eram realizadas no cárcere foram de abuso sexual até puro assassinato.

O local foi uma das maiores prisões usadas no governo de Saddam Hussein no país, chegando a abrigar aproximadamente 50 mil homens e mulheres. No período de invasão estadunidense, os militares passaram a usar a instalação como uma prisão militar, encarcerando por volta de 7.500 prisioneiros. Ela estava localizada a 32 km de Bagdá, capital do Iraque.

Em novembro daquele ano, a Associated Press fez um relatório explicitando a situação da detenção. As violações feitas pelos militares do exército estadunidense eram estupros, abusos físicos, sodomia, entre outras torturas. Mas o público só soube da gravidade dessas ações com as fotografias publicadas pela CBS News, em abril de 2004.

Na época, o presidente dos Estados Unidos chegou a afirmar que os crimes eram atos isolados, não fazendo parte da política o país no geral. Alguns dos militares envolvidos em Abu Ghraib foram condenados e presos em cadeias do exército.

Mas o Comitê Internacional da Cruz, a Anistia Internacional e a Human Rights Watch contestaram essa declaração. As organizações alegam que o tratamento dado aos detentos da prisão iraquiana não era uma situação específica. Segundo elas, a brutalidade acontecia em outros lugares além do Iraque, como no Afeganistão e Baía de Guantánamo, em Cuba.

A Cruz Vermelha também fez relatórios denunciando o caso. Isso fez com que o major-general Antonio Taguba começasse uma investigação sobre a prisão. A apuração ficou conhecida como Relatório Taguba.

"Numerosos incidentes de abusos criminais sádicos, flagrantes e arbitrários foram infligidos a vários detidos. Esse abuso sistêmico e ilegal de detidos foi intencionalmente perpetrado por vários membros da força de guarda da polícia militar”, escreveu o militar.


Saiba mais sobre a Guerra do Iraque:

1. O Século de Sangue - 1914-2014: as vinte guerras que mudaram o mundo, de Emmanuel Hecht e Pierre Servent (2015) - https://amzn.to/2MuX7Xv

2. Guerra e imprensa: um olhar crítico da cobertura da guerra do iraque, de Vários autores (2003) - https://amzn.to/35MqvjK

3. Anoitece no Iraque: Projeto Brainwashing, de Patrick Ericson (2012) - https://amzn.to/2BpwvAN

4. Securitização e Política de Exceção. O Excepcionalismo Internacionalista Norte-Americano na Segunda Guerra do Iraque, de Bárbara Vasconcellos de Carvalho Motta (Autor) - https://amzn.to/2pwvQuQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.