Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

Os curiosos mictórios nas ruas de Paris

Chamados de “Uritrottoir”, os dispositivos ecológicos mostrados em 'Emily Em Paris' já causaram polêmica na capital francesa

Redação Publicado em 06/01/2022, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O  “Uritrottoir”, mictório francês - Roland Belote via Wikimedia Commons
O “Uritrottoir”, mictório francês - Roland Belote via Wikimedia Commons

Ao longo dos anos, governos vêm tentando lidar com a prática de cidadãos que urinam nas ruas das cidades, em público, em atos de incivilidade que levam à aplicação de leis em muitos lugares do mundo.

Em Paris, por exemplo, a prefeitura começou a aplicar, em 2015, uma multa de 68 euros, o equivalente a R$ 439, segundo a cotação atual, a quem jogar bitucas de cigarro nas ruas, qualquer outro detrito e, inclusive, urinar em vias públicas.

Anos depois do endurecimento da lei contra incivilidade, a capital francesa implementou outra medida, que acabou causando mais polêmica que a primeira. Em 2018, foram instalados mictórios públicos considerados “ecológicos” nas ruas da cidade.

Como relatou a AFP, o dispositivo poderia até ter um intuito inicial de ajudar o meio ambiente e diminuir o problema de urina nas ruas, mas acabou por ser completamente exposto, sendo colocado em locais históricos e importantes para a história de Paris.

Os mictórios chamaram a atenção de quem assistiu a série Emily Em Paris. Lançada pela Netflix, a produção mostra a saga de uma americana que trabalha durante um ano em Paris e se depara com costumes e tradições diferentes de sua realidade. Em um dos episódios, ela se depara com um homem que urina em um dos dispositivos. Assim intrigando os assinantes da plataforma de streaming.

Intitulado de "Uritrottoir", uma junção das palavras mictório e calçada em francês, o equipamento é uma “caixa” com uma abertura na frente, que permite que a pessoa urine dentro.

Conta ainda com uma bandeja inferior, que contém matéria seca, podendo ser palha ou serragem, por exemplo, que evita a produção de odores. Além disso, também inclui um canteiro de flores em cima, transformado em adubo para parques e jardins.

Laurent Lebot e Victor Massip foram os responsáveis pelo projeto do mictório e afirmam que ele oferece uma "solução ecológica para o ato de urinar em público"; a ideia é que o processo permita o reaproveitamento dos compostos usados no produto.

A urina dos mictórios também é coletada após seu preenchimento e usada como fertilizante agrícola, visto que possui fosfatos importantes que possibilitam que ela seja valorizada como adubo natural para plantas.

No entanto, a ideia não foi muito bem vista pelos moradores de Paris, que se revoltaram com a instalação dos equipamentos em 2018.

Muitos habitantes explicaram à agência de notícias que os dispositivos estão desprestigiando os locais antigos relevantes em que foram colocados, dando uma visão ruim às regiões importantes.

Foi o que disse Paola Pellizzari, dona de uma loja de arte veneziana, à AFP em 2018. Na época em que os mictórios eram novidade, ela afirmou: "Não há necessidade de colocar algo tão insolente e feio em um lugar tão histórico".

Um dos pontos em que o dispositivo foi instalado foi nas proximidades da catedral de Notre-Dame, em frente aos barcos turísticos que navegam pelo rio Sena, na ilha de Saint-Louis.

"É do lado da casa mais bonita da ilha, o Hôtel de Lauzun, onde Baudelaire [poeta francês do século 19] viveu", explicou Pellizzari, que também ficou indignada com o fato de o equipamento ter sido colocado lá.

Como não tem nenhuma divisória em relação ao ambiente em que foi colocado, o dispositivo está sendo acusado de “manchar” a imagem do bairro e da cidade de maneira geral. A parisiense também receia que ele "incite o exibicionismo".

A estrutura, no entanto, continua nas ruas parisienses e é defendida pelas autoridades. O administrador do bairro que conta com mictórios ecológicos em Saint-Louis, Ariel Weil, disse na época que eles devem permanecer.

"Se nós não fizermos nada, então os homens vão apenas continuar a fazer xixi nas ruas", afirmou. "Se realmente estiver incomodando as pessoas, nós encontraremos outro local".