Curiosidades » Personagem

Os dois dias 4 de janeiro em que Jimi Hendrix foi preso e banido da TV

No que parecia ser uma tradição de mau gosto, o guitarrista se envolveu em polêmicas no mesmo dia, mas em anos diferentes

Pamela Malva Publicado em 30/01/2021, às 09h00

Jimi Hendrix e uma de suas amadas guitarras
Jimi Hendrix e uma de suas amadas guitarras - Divulgação/Youtube

Quando criança, o Jimi Hendrix era um menino quieto e reservado, que adorava a companhia dos pais. No palco, todavia, ao assumir o papel do icônico guitarrista, o jovem tornou-se expansivo, criativo, extravagante e bastante mulherengo.

Na década de 1960, época em que Hendrix dominava os holofotes e conquistava mulheres apenas com uma piscada, ele conheceu a vida no estilo rock’n’roll. Assim, o menino que uma vez serviu no exército, descobriu o que era sair dos trilhos.

Foram diversas às vezes em que o astro protagonizou as mais distintas polêmicas. Duas delas, no entanto, ficaram marcadas em sua carreira porque aconteceram no mesmo dia 4 de janeiro, mas em dois anos diferentes.

Uma das últimas fotografias de Jimi Hendrix / Crédito: Divulgação/Youtube

 

Problema com regras

Conforme sua carreira ganhava reconhecimento e o astro conquistava fãs, Jimi passou a viver de uma forma diferente da qual estava acostumado. A extravagância tomou conta de seus dias e ele assumiu a personalidade que sempre sonhou.

Em um relacionamento com Kathy Etchingham desde 1966, o guitarrista também entrou em uma espiral de rebeldias difícil de controlar. Entre prisões, drogas e bebidas, ele chegou a aprender sua namorada, que não se adaptou à vida nas estradas.

Em 1969, por exemplo, quando foi preso por posse de drogas ao entrar no Canadá, o artista afirmou que já havia experimentado de tudo um pouco, desde maconha até cocaína. Em grande parte por incentivo de uma de suas amantes, Devon Wilson.

Fotografia do guitarrista Jimi Hendrix / Crédito: Getty Images

 

Conflitos

Foi no dia 4 de Janeiro de 1968, no entanto, que uma das maiores polêmicas envolvendo o nome do astro aconteceu de forma inesperada. Ainda que não existam muitos registros do acontecimento, foi um episódio difícil de ignorar.

Acontece que, naquela época, o guitarrista estava no meio de suas famosas turnês e a parada da vez era a inebriante Suécia. Acredita-se que, em uma das noites da viagem, Jimi se envolveu em uma briga com o baixista Noel Redding.

O conflito teria sido tamanho que, com os nervos fervilhando, o guitarrista acabou destruindo o quarto de hotel onde a banda estava hospedada. Na ocasião, Jimi chegou a passar a noite na cadeia após uma briga devastadora.

Fotografia do icônico Jimi Hendrix / Crédito: Getty Images

 

Com a lei

Recuperados do trauma e do escândalo, Jimi Hendrix e seus companheiros estavam no auge das paradas em meados de 1969. Naquele ano, contudo, o guitarrista separou-se de Kathy e passou por alguns momentos complicados.

Um deles aconteceu, ironicamente, em outro dia 4 de janeiro. Naquela tarde, Jimi e sua banda foram convidados para participar do Happening for Lulu, apresentado pela cantora Lulu. Era um grande evento, já que a transmissão acontecia na gigante BBC.

No meio da tão esperada performance, contudo, o guitarrista decidiu improvisar, deixando toda a diretoria da emissora indignada. O problema é que irritar a BBC, o maior canal de televisão do Reino Unido, não foi uma das melhores ideias do artista.

Jimi na fatídica apresentação na BBC / Crédito: Divulgação

 

As telinhas

Naquela tarde, com todas as câmeras focadas em si, Jimi interrompeu a canção “Hey Joe” para fazer um pronunciamento. Em cima do palco, ele anunciou que queria “parar de tocar esse lixo [de canção] e dedicar uma música ao Cream”.

Em seguida, ele citou os nomes de Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce e começou a cantar uma versão de “Sunshine of Your Love”. A transmissão foi rapidamente interrompida e, como castigo, Hendrix e sua banda foram banidos da BBC.

Oito anos depois, Elvis Costello fez a mesma coisa, dessa vez no Saturday Night Live, em homenagem ao ato transgressor de Jimi Hendrix. Com isso, os dois dias 4 de janeiro nos quais o guitarrista protagonizou polêmicas, mesmo que em anos diferentes, ficaram ainda mais marcados na história da música internacional.


+ Saiba mais sobre Jimi Hendrix por meio das obras disponíveis na Amazon:

Jimi Hendrix por ele mesmo, de Jimi Hendrix (2014) - https://amzn.to/2GJhQ66

Hendrix: The Illustrated Story, de Gillian G. Gaar (2019) - https://amzn.to/2GIlvkE

Room Full of Mirrors: A Biography of Jimi Hendrix, de Charles R. Cross (2006) - https://amzn.to/2GDKjuf

Jimi Hendrix: As historias por trás de cada canção, de David Stubbs (2014) - https://amzn.to/2Ugnyo2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W