Curiosidades » Portugal

Os irmãos mais velhos do mundo: os portugueses Albano e Alberto têm 111 e 109 anos

No ano de 2019, os parentes foram reconhecidos pelo Guinness World of Records e deixaram um conselho para os mais novos. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 10/02/2021, às 08h00

Albano e Alberto Andrade, respectivamente
Albano e Alberto Andrade, respectivamente - Divulgação/ Youtube / Guinness World Records

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal português Paivense, em fevereiro de 2021, a cidade de Santa Maria da Feira, em Portugal é palco para um recorde mundial. Já que nessa região — localizada ao norte do país — vivem os irmãos mais velhos do mundo.

Trata-se de Albano Ferreira Andrade e Alberto Andrade, os homens têm respectivamente 111 e 109 anos e foram reconhecidos por sua longevidade pelo Guinness — o livro dos recordes, em 2019. Juntas, as idades de ambos somam impressionantes 220 anos.

Cumplicidade 

Os irmãos Andrade contam em entrevista ao Guinness, que sempre estiveram juntos e que se dão bem até hoje. Os familiares cultivam uma relação próxima desde a infância.

Com dois anos de diferença, os homens viveram muita coisa juntos e sempre estiveram um ao lado do outro nos melhores e piores momentos. 

Albano e Alberto Andrade segurando o cartaz de reconhecimento do Guinness  / Crédito: Divulgação/ Youtube / Guinness World Records / 3 de jun. de 2019

 

Alberto revela que brigas e problemas não têm vez nessa relação: “Nós não discutimos nem nada”, conta o irmão mais novo. “Nós somos amigos, sempre fomos amigos, como somos hoje”, afirma Albano Ferreira, em entrevista realizada em 2019.

O segredo da longevidade

Segundo revelado na publicação, os irmãos centenários estão lúcidos e continuam muito ativos, na medida do possível. Os parentes revelaram que ainda se interessam pelas mesmas coisas que despertavam a curiosidade de ambos na juventude.

Os dois sempre se interessaram pelas novidades que acontecem no país e na cidade onde moram. Por isso, os irmãos afirmam que continuam atualizados sobre as notícias de Santa Maria da Feira até hoje, já que ambos mantêm o hábito de ler o jornal todos os dias.

Os Andrade sabem que tamanha longevidade combinada com a perspicácia que eles apresentam pode impressionar e gerar curiosidade sobre um possível “segredo” para conseguirem chegar bem aos 111 e 109 anos de idade.

Contudo, os irmãos nunca disseram que existe mesmo uma ‘fórmula’ para vivenciar a velhice com disposição, mas, deixaram conselhos para aqueles que querem chegar aos 100 anos com saúde e lucidez.

Fotografia dos irmãos portugueses Albano e Alberto Andrade / Crédito: Divulgação/ Youtube / Guinness World Records / 3 de jun. de 2019

 

Para Albano — o irmão mais velho — é importante “não comer em excesso”. O homem afirma que a partir de sua experiência, ele notou que também é importante tomar cuidado com o consumo exagerado de álcool e no geral “se comportar bem” é sempre válido.

Com saúde e completamente conscientes de suas ações e pensamentos, os irmãos acreditam que ainda tenham vida pela frente. Durante a entrevista para o Guinness, Alberto revela seu desejo emocionado: “Depois de todos esses anos, peço a Deus para a gente continuar vivendo por mais algum tempo”, finaliza.

Sabe-se que o Governo da cidade onde os irmãos vivem em Portugal, planeja uma comemoração em homenagem aos habitantes, pela longevidade impressionante dos cidadãos mais ilustres da região.


+Saiba mais sobre outros feitos extremos por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Guinness World Records 2020, de Guinness World Records 2020 (2019) - https://amzn.to/2BsnJW3

Guinness World Records 2020 (Edição Inglês), de Guinness World Records 2020 (2019) - https://amzn.to/3eJEtX7

Guinness World Records, de Vário Autores (2016) - https://amzn.to/2BuEVKJ

Guinness World Records 2019, de Vário Autores (2018) - https://amzn.to/2UjI0DZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W