Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagens

Frank Abagnale a Victor Lustig: Conheça Os 10 maiores golpistas da História

Picaretas, charlatões, impostores: até Al Capone já caiu na lábia de um deles

Redação Publicado em 17/08/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frank Abagnale Jr., retratado por Leonardo DiCaprio em Prenda-me se for capaz (2002) / Crédito: Reprodução
Frank Abagnale Jr., retratado por Leonardo DiCaprio em Prenda-me se for capaz (2002) / Crédito: Reprodução

10. Frank Abagnale (1948)

Crédito: Reprodução

Golpista, falsificador e mestre dos disfarces, se fez passar por piloto, médico e advogado até ser capturado. Tudo isso antes dos 21 anos. Solto, tornou-se consultor de segurança. Sua vida virou o filme Prenda-Me Se For Capaz.

9. Wilhelm Voigt (1849-1922)

Crédito: Reprodução

Em 1906, o ex-presidiário vestiu uma roupa de oficial e deu ordens a cinco soldados para tomarem com ele a cidade de Köpenick, na Alemanha. Após a conquista, "confiscou" o dinheiro da prefeitura e sumiu num trem. Há uma estátua dele na cidade.

8. Mary Baker (1791-1864)

Crédito: Reprodução

Em 1817, apareceu em Almondsbury, na Inglaterra, balbuciando sílabas incompreensíveis. Convenceu a cidade, imprensa e acadêmicos que era a princesa Caraboo, de uma ilha no Pacífico. Foi tratada como dignatária real, até perceberem que era inglesa.

7. Charles Ponzi (1882-1949)

Crédito: Reprodução

Em 1920, o italiano que vivia nos EUA criou um investimento que dava 100% de lucro em três meses, por meio de operações com selos. Nunca pisou numa agência dos correios: usava o dinheiro de quem entrava para pagar quem saía. Em sete meses, passou de pobretão a milionário. Morreu pobre no Rio de Janeiro.

6. Rei Davi (1040-970 a.C.)

Crédito: Reprodução

Após engravidar Betsabá, tentou convencer o marido dela, Urias, a abandonar o combate e fazer sexo com a esposa, para que acreditasse que o bebê fosse dele. Urias recusou, por honra, e o rei fez com que fosse abandonado para morrer em batalha.

5. Franz Anton Mesmer (1734-1815)

Crédito: Reprodução

Na Paris de pouco antes da Revolução Francesa, prometia curas em espetáculos de transe, induzido por meio de passes, uma varinha de condão e seu magnífico robe roxo, baseado na teoria do "magnetismo animal", pura invenção sua. Sem saber, estava descobrindo a hipnose.

4. P.T. Barnum (1810-1891)

Crédito: Reprodução

Seu museu em Nova York tinha atrações como a "ama de George Washington", que teria 161 anos, e a "Sereia de Feejee" (uma cabeça de macaco costurada a um peixe). O "Príncipe da Tapeação" escreveu o livro A Arte de Arrancar Dinheiro.

3. Maharishi Mahesh Yogi (1918-2008)

Crédito: Reprodução

O guru dos Beatles fundou uma organização de 5 bilhões de dólares, incluindo investimentos, negócios, imóveis, universidades e até um partido político que prevê a substituição do exército por meditadores transcendentais.

2. Victor Lustig (1890-1947)

Crédito: Reprodução

Em 1925, o checo convenceu um empresário a comprar a Torre Eiffel, fingindo-se de "ministro dos correios e telégrafos". Um ano depois tentou vendê-la de novo. Denunciado, fugiu para os Estados Unidos, onde conseguiu aplicar um golpe no gângster Al Capone.

1. Bernie Madoff (1938)

Crédito: Reprodução

Manteve uma firma de investimentos por 48 anos, baseada na entrada de novos investidores. Era tão respeitado que tornou-se coordenador da bolsa Nasdaq. Descoberto e preso em 2008, causou a perda de 65 bilhões de dólares.