Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Inglaterra

Monarquia no comando: os países que são controlados pela Rainha Elizabeth II

A monarca de 94 anos é uma das figuras mais notórias da família real britânica, e atualmente é chefe de Estado de alguns países

Caio Tortamano Publicado em 17/05/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha acenando para pessoas - Getty Images
Rainha acenando para pessoas - Getty Images

Embora tenha sido maioria entre os países no passado, a monarquia perdeu força para outros modelos de poder, especialmente para as repúblicas presidencialistas. Entretanto, alguns países mantêm a tradição. É o caso do Reino Unido. A, Elizabeth, já está no poder há 67 anos, entrando para a História com o recorde de monarca com mais tempo de reinado.

Rainha Elizabeth II na companhia de seu cachorro na década de 70/ Créditos: Getty Images

O que muitos não sabem, é que a chefe de Estado é a longínqua Rainha de 16 países, embora não represente mais uma autoridade executiva em nenhum desses lugares. Nem mesmo na Inglaterra, onde o governo é uma Monarquia Parlamentar.

Esse grupo de territórios é chamado de Reinos da Comunidade de Nações. Assim, países que estão na ilha do Reino Unido, como a Inglaterra e a Irlanda do Norte, são de posse da rainha. Por exceção dessas duas nações, as outras todas têm governos separados e independentes.

Pela distância representada geograficamente entre a Rainha e suas antigas colônias, os países independentes como Barbados, Bahamas, Jamaica, Nova Zelândia e Austrália têm a figura real apresentada pelo governador-geral, basicamente uma pessoa indicada pela Coroa.

Todos os países que formam esses Reinos são: Antígua, Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Tuvalu e Reino Unido. 


+Saiba mais sobre a rainha Elizabeth II com as obras abaixo disponíveis na Amazon:

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W