Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Os soldados de câmeras: 5 obras sobre a participação de jornalistas brasileiros em guerras

De Joel Silveira a Hamilton Ribeiro: conheça os repórteres que arriscaram suas vidas para levar informação à sociedade

Victória Gearini Publicado em 27/03/2020, às 16h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Respectivamente os jornalistas brasileiros, Joel Silveira a Hamilton Ribeiro - Creative Commons
Respectivamente os jornalistas brasileiros, Joel Silveira a Hamilton Ribeiro - Creative Commons

Guerras podem ser devastadoras, tanto para civis, quanto para os soldados. Mas e para os jornalistas que cobrem todos os acontecimentos? Ao longo da História, diversos profissionais arriscaram suas vidas para levar informação para a sociedade, e no Brasil não foi diferente.

A Aventuras na História selecionou 5 obras de correspondentes brasileiros de guerra que ganharam, ainda, o apelido de "soldados de câmeras". Confira as grandes obras abaixo, que estão disponíveis na Amazon:

1. O inverno da guerra, de Joel Silveira (2005) 

Crédito: Divulgação / Amazon

Aos 26 anos, o jornalista e correspondente do Diários Associados, Joel Silveira, foi encarregado por Assis Chateaubriand de cobrir a Segunda Guerra Mundial. O repórter foi enviado para a Itália durante o terrível inverno de 1944, onde, por nove meses, acompanhou ao vivo os horrores do Holocausto. Em O inverno da guerra, o jornalista relata todos os detalhes desde a sua chegada ao continente europeu, até a rendição alemã.

2. Dias de inferno na Síria: O relato do jornalista brasileiro que foi preso e torturado em plena guerra, de Klester Cavalcanti (2014)

Crédito: Divulgação / Amazon

Ganhadora do Prêmio Jabuti, a obra Dias de inferno na Síria, do correspondente Klester Cavalcanti, foi escrita dentro da prisão, quando o profissional foi preso pelas forças Bashar al-Assad. Sob torturas e humilhações, o autor constrói uma narrativa emocionante sobre a realidade que presenciou por seis dias. 

3. Minha guerra contra o medo: O que o risco de morte ensina sobre a vida, de Lourival Sant'Anna 

Crédito: Divulgação / Amazon

O veterano correspondente de guerra, Lourival Sant'Anna, é também considerado, hoje em dia, um dos maiores especialistas do assunto no Brasil. Em Minha guerra contra o medo: O que o risco de morte ensina sobre a vida, o jornalista conta em detalhes como foram feitas as suas coberturas em territórios desconhecidos. 

4. O Afeganistão depois do Talibã, de Adriana Carranca (2011)

Crédito: Divulgação / Amazon

Uma das poucas jornalistas de guerra no Brasil, a repórter Adriana Carranca enfrentou diversos obstáculos em suas coberturas durante a Guerra do Afeganistão. Em sua obra memorável, O Afeganistão depois do Talibã, a especialista conta sua experiência pessoal e profissional no país. 

5. O gosto da guerra, José Hamilton Ribeiro (2005)

Crédito: Divulgação / Amazon

O Gosto da Guerra, do jornalista José Hamilton Ribeiro, retrata os horrores presenciados pelo o autor durante a Guerra do Vietnã, ocorrida em março de 1968. Durante o conflito, o correspondente foi gravemente ferido ao pisar em uma mina terrestre, perdendo a sua perna esquerda. Esta obra é um emocionante relato de uma pessoa que sofreu as consequências de uma guerra. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. O inverno da guerra, de Joel Silveira (2005) - https://amzn.to/2QPG8AN

2. Dias de inferno na Síria: O relato do jornalista brasileiro que foi preso e torturado em plena guerra, de Klester Cavalcanti (2014) - https://amzn.to/39nUL4P

3. Minha guerra contra o medo: O que o risco de morte ensina sobre a vida, de Lourival Sant'Anna - https://amzn.to/2wH1slj

4. O Afeganistão depois do Talibã, de Adriana Carranca (2011) - https://amzn.to/33PwR12

5. O gosto da guerra, José Hamilton Ribeiro (2005) - https://amzn.to/2xxpgrH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du