Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Paixão para toda a vida: o inesperado romance entre o imperador Heliogábalo e seu cocheiro

Mesmo jovens, o rico dirigente de Roma e seu amente, Hierocles, viveram uma intensa relação e ficaram juntos até a morte

Pamela Malva Publicado em 28/04/2020, às 18h00 - Atualizado às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Heliogábalo representado como Hécules - Wikimedia Commons
Estátua de Heliogábalo representado como Hécules - Wikimedia Commons

A cada ano que passa, mais e mais líderes notórios são descobertos homossexuais. Graças aos registros históricos de diferentes épocas, hoje sabemos nomes de monarcas, escritores e imperadores gays no mundo todo.

Do império de Alexandre, o Grande, até a corte de Maria Antonieta, a atração por pessoas do mesmo sexo era bastante comum entre os membros da coroa. Nos tempos do Império Romano, por exemplo, a homoafetividade era quase um padrão.

Justamente por esse motivo, a sexualidade do imperador romano Heliogábalo nunca foi uma surpresa. Viciado em sexo, o dirigente manteve uma relação com outro homem durante grande parte de sua curta vida.

Busto de Heliogábalo / Crédito: Wikimedia Commons

Um imperador diferente

Marco Aurélio Antonino Augusto tornou-se imperador de Roma aos 14 anos, em 218. Apesar de jovem, assumiu todas as responsabilidades do governo e foi obrigado a se casar. Durante sua vida, esposou-se com cinco mulheres.

Heliogábalo, no entanto, não foi feliz em nenhum dos seus matrimônios e acabou assinando o divórcio todas as vezes. Mas não pense que ele era de todo sozinho. O jovem tinha suas cartas na manga, ou melhor, seus amantes no palácio.

Segundo a História Augustan, o imperador chegou a se casar com Zoticus, um atleta de Esmirna, em uma cerimônia pública. Entretanto, no final das contas, era Hierocles quem o fazia verdadeiramente feliz.

O desconhecido favorito

Mesmo com poucas informações sobre Hierocles, a literatura da época indica que o jovem plebeu era proveniente de Caria, uma região no oeste da antiga Ásia Menor. Uma vez escravizado, acabou sob os domínios de Heliogábalo.

Ao colocar os olhos no belo serviçal, todavia, o imperador romano se apaixonou e decidiu por conceder-lhe a liberdade. Os dois iniciaram um relacionamento duradouro, enquanto Hierocles servia como cocheiro.

Por diversas vezes, Heliogábalo fazia da sua paixão algo tão evidente que deixava conselheiros e outras personalidades do império furiosos. O dirigente, inclusive, adorava ser chamado de amante, esposa ou rainha de Hierocles.

Pintura de Heliogábalo ao lado de seu amante, Hierocles / Crédito: Wikimedia Commons

O amor de uma vida

Por volta de 221, os costumes excêntricos de Heliogábalo e sua relação com Hierocles levaram os soldados da Guarda Pretoriana ao limite. O golpe militar já era quase iminente quando a própria avó do imperador resolveu voltar-se contra ele.

Naquele momento, a senhora percebeu que o apoio popular de seu neto estava diminuindo rapidamente e decidiu que deveria tomar providências. Assim, tentou substituir o então imperador por Severus Alexander, de 15 anos.

Após diversas idas e vindas dos dois concorrentes ao trono, Heliogábalo tentou enganar a Guarda Pretoriana e pagou pelo erro com sua vida. Em 222, portanto, ele foi esfaqueado até a morte e, em seguida, decapitado.

Enquanto o corpo do imperador era jogado no rio Tibre, toda sua corte foi dizimada e Alexandre tomou o poder. Entre os muitos mortos ou depostos pela oposição, estava Hierocles, o amante fiel do falecido líder romano.

Heliogábalo foi assassinado aos 18 anos e ficou eternizado na história como um dos piores imperadores que Roma já viu. Jovem, viciado nos prazeres carnais e com fortes inclinações transexuais, o ex-governante foi taxado como incompetente, mas morreu ao lado de sua grande paixão.


+Saiba mais sobre o Império Romano através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

O Império Romano, de Pierre Grimal (2010) - https://amzn.to/2qHtt9j

Declínio e queda do império romano, de Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2PcPxlR

SPQR - Uma história da Roma antiga, de Mary Beard (2017) - https://amzn.to/38w3rXx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W