Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

As palavras de um literato: Conheça os discursos verdadeiros de Churchill

Conhecido por sua resiliência no comando de uma nação, o antigo Primeiro-ministro britânico era habilidoso também em suas manifestações literárias

Raphaela de Campos Mello Publicado em 04/06/2020, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do Primeiro-ministro Winston Churchill - Wikimedia Commons
Pintura do Primeiro-ministro Winston Churchill - Wikimedia Commons

Churchill foi o único primeiro-ministro britânico agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura pelos trabalhos publicados, especialmente a obra de seis volumes A Segunda Guerra Mundial. Escrevia livros por amor à literatura e também para ganhar dinheiro e pagar as contas de uma vida aristocrática e dispendiosa.

Suas palavras, após a posse, ecoaram com força nos corações e nas mentes da população, criando uma atmosfera de união e resiliência. “Polia seus discursos treinando-os durante horas. As pessoas entendiam que eram excepcionais. Isso acentuou seu carisma”, conta Andrew Roberts, autor de Churchill – La Biografía, em espanhol. Nesse período, três grandes discursos entraram para a posteridade. Confira alguns trechos a seguir:

Primeiro-ministro Churchill com seu cachorro / Crédito: Getty Images

“Sangue, sofrimento, lágrimas e suor” - 13 de maio de 1940

“(...) Direi à Câmara o mesmo que disse aos que entraram para este Governo: 'Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor'. Temos perante nós uma dura provação. Temos perante nós muitos e longos meses de luta e sofrimento. Perguntam-me qual é a nossa política? Dir-lhes-ei; fazer a guerra no mar, na terra e no ar, com todo o nosso poder e com todas as forças que Deus possa dar-nos; fazer guerra a uma monstruosa tirania, que não tem precedente no sombrio e lamentável catálogo dos crimes humanos. Essa é a nossa política. Perguntam-me qual é o nosso objetivo? Posso responder com uma só palavra: Vitória – vitória a todo o custo, vitória a despeito de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que possa ser o caminho que a ela nos conduz; porque sem a vitória não sobreviveremos.(...)”


"Lutaremos nas praias" - 4 de junho de 1940

O famoso V da Vitória / Crédito: Getty Images

“(...) Muito embora grandes extensões da Europa e antigos e famosos Estados tenham caído ou possam cair nos punhos da Gestapo e de todo o odioso aparato do domínio nazista, nós não devemos enfraquecer ou fracassar. Iremos até o fim. Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar, defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo. Lutaremos nas praias, nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos, e se, o que eu não acredito nem por um momento, esta ilha, ou uma grande porção dela fosse subjugada e passasse fome, então nosso Império de além-mar, armado e guardado pela Frota Britânica, prosseguiria com a luta, até que, na boa hora de Deus, o Novo Mundo, com toda a sua força e poder, daria um passo em frente para o resgate e libertação do Velho.”


 “A hora mais gloriosa” - 18 de junho de 1940

“(...) Hitler sabe que ele precisa nos derrotar nesta ilha ou perderá a guerra. Se nós pudermos resistir a ele, toda a Europa poderá ser liberta e a vida do mundo seguirá adiante para amplas e ensolaradas terras. Mas, se nós falharmos, então todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, incluindo tudo o que conhecemos e amamos, afundará num abismo de uma era sombria feita do que há de mais sinistro, e talvez mais prolongado, devido às luzes da ciência pervertida. Vamos então assumir nossos deveres, e apoiarmos uns aos outros, pois, se o Império Britânico e o Commonwealth durarem uns mil anos, os homens dirão ainda, ‘esta foi a hora mais gloriosa deles.’”


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Box memórias da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, 2019 - https://amzn.to/2Qjb4tV

Churchill: Uma vida vol. I, Martin Gilbert, 2016 - https://amzn.to/2QnjQXN

Winston Churchill: uma vida: Volume II, Martin Gilbert (e-book) - https://amzn.to/356eODl

O Caráter e a Grandeza de Winston Churchill, Smanfh Sthefen, 2010 - https://amzn.to/2Ql4Mds

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W