Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Para acalmar os deuses, Moctezuma II, importante líder asteca, destruiu uma casa de prostituição

O governante achava que as transgressões das prostitutas teriam irritado suas divindades e, assim, atraído a chegada dos espanhóis, no século 16

Pamela Malva Publicado em 11/02/2020, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de Moctezuma II - Wikimedia Commons
Representação de Moctezuma II - Wikimedia Commons

Por muito tempo, pouco se soube sobre a vida sexual de povos pré-colombianos. Por sorte, um grupo de arqueólogos mexicanos publicou uma série de documentos sobre como os maias, incas e astecas enxergavam o sexo, em 2010.

Através dos muitos documentos, diversas curiosidades sobre as civilizações mesoamericanas foram divulgadas. Entre elas, o repúdio dessas sociedades em relação ao adultério e às traições.

Naquela época, relações extraconjugais eram vistas como um desequilíbrio no cosmos, um desrespeito à natureza. Assim, segundo escreveram Miriam López e Jaime Echeverría em seu ensaio Transgressões sexuais no México antigo, os adultérios eram seriamente castigados.

Foi esse desequilíbrio cósmico que levou Moctezuma II, um líder asteca, a tomar atitudes drásticas. Durante seu governo na cidade de Tenochtitlán — onde hoje é a Cidade do México — ele optou por destruir uma casa de prostituição.

De acordo com Mirian e Jaime, o líder acreditava que as transgressões cometidas pelas prostitutas teriam irritado os deuses. Assim, as divindades teriam permitido que os espanhóis chegassem e tomassem seu território.

Nesse sentido, o líder asteca viu apenas uma saída para os adultérios cometidos nas casas de prostituição. Como aquelas mulheres já tinham atraído o mal, que poderia se estender ainda mais, matando crianças ou prejudicando colheitas, o jeito foi reduzir o local a pó.


+Saiba mais sobre civilizações pré-colombianas através dos livros abaixo

Melhores Histórias Das Mitologias Asteca Maia E Grega, de A. S. Franchini (2012) - https://amzn.to/38bsoHw

Breve História dos Astecas, de Marco Antonio Cervera Obregón (2014) - https://amzn.to/39fy9ny

Civilização Maia, de John F. Carter (eBook) (2020) - https://amzn.to/3bhaPrk

Breve História dos Incas, de Patricia Temoche Cortez (2013) - https://amzn.to/386RsiE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.