Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / São Paulo

Paradeiro final: 10 figuras históricas que estão enterradas em São Paulo

De Monteiro Lobato a Marquesa de Santos: Personagens que contribuíram para o bem — e para o mal — e marcaram seus nomes na História

Alana Sousa Publicado em 25/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Túmulo de Monteiro Lobato - Divulgação
Túmulo de Monteiro Lobato - Divulgação

São Paulo é a maior metrópole da América Latina, abrigando cerca de 12 milhões de pessoas — segundo pesquisa mais recente — e os principais polos industriais. Hoje, 25 de janeiro, completam-se 466 anos de sua fundação, pelo padre José de Anchieta.

Nos 41 cemitérios da cidade estão sepultados grandes nomes históricos, entre escritores, cantores e políticos — e até mesmo um fiel seguidor de Hitler. Confira abaixo 10 personalidades da História que foram enterradas no importante centro urbano do Brasil.

1. Mário de Andrade

Túmulo de Mário de Andrade / Crédito: Divulgação

O escritor Mário de Andrade, originário da capital paulista, criador de obras como Macunaíma e Paulicéia Desvairada, está enterrado no Cemitério da Consolação. Mário foi um dos nomes da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em 1922.


2. Marquesa de Santos

Túmulo de Marquesa de Santos / Crédito: Divulgação

A amante mais famosa do imperador Dom Pedro, Domitila de Castro do Canto e Mello, também chamada de Marquesa de Santos é mais uma personalidade histórica cujo túmulo está localizado no Cemitério da Consolação. Entre os diversos casos extraconjugais do imperador, a relação com a Marquesa foi a que mais se destacou, apesar dela nunca ter sido reconhecida como esposa.


3. Paulo Freire

O renomado educador, Paulo Freire, que faleceu em 1997, está sepultado no Cemitério da Paz, na região do Morumbi. Freire é reconhecido e respeitado internacionalmente, sua obra Pedagogia do Oprimido, chegou a ser, inclusive, o terceiro livro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades ao redor do mundo.


4. Tarsila do Amaral

Túmulo de Tarsila do Amaral / Crédito: Divulgação

Um dos nomes mais célebres do movimento modernista no Brasil é Tarsila do Amaral. A pintora foi um dos grandes artistas presentes na Semana de Arte Moderna de 22, e está eternizada na História da Arte mundial. Com obras como Abaporu e Operários, Tarsila morreu em 1973, em decorrência de causas naturais e foi enterrada de vestido branco no Cemitério da Consolação, conforme seu desejo.


5. Josef Mengele

Único da lista nascido fora do Brasil e um dos nomes mais temidos do regime nazista, Josef Mengele, conhecido como o Anjo da Morte, também encontrou seu paradeiro final em São Paulo. O nazista passou anos no Brasil após o fim da Segunda Guerra, e morreu na praia de Bertioga, na Baixada Santista da cidade. Seu túmulo pode ser encontrado no Cemitério do Rosário, em Embu das Artes, zona sudoeste da capital, sob o pseudônimo de Wolfgang Gerhard.


6. Elis Regina

Túmulo de Elis Regina / Crédito: Divulgação

Em 1982, o Brasil perdia uma de suas maiores cantoras de música popular: Elis Regina. A artista, intérprete de canções tais quais Como Nossos Pais, Alo Alo Marciano e Águas de Março, sua lápide pode ser encontrada no Cemitério Morumby, na região do Morumbi.

7. Monteiro Lobato

Túmulo de Monteiro Lobato / Crédito: Divulgação

Um dos maiores escritores da História do Brasil, também está sepultado no Cemitério da Consolação. Monteiro Lobato, que morreu em 1948, deixou obras como O Pica Pau Amarelo e O Presidente Negro. O autor é conhecido além do território brasileiro, e até hoje exerce forte impacto na literatura nacional.

8. Hebe Carmargo

Túmulo de Hebe Camargo / Crédito: Divulgação

Hebe Carmago é adorada pelos brasileiros até os dias de hoje, mesmo após anos de sua morte. Ela é tida como uma das mais autênticas e irreverentes apresentadoras que já passaram pela TV nacional. Está enterrada no Cemitério Gethsêmani, na zona oeste de São Paulo.

9. Jânio Quadros

Túmulo de Jânio Quadros / Crédito: Divulgação

O controverso ex-presidente da República, Jânio Quadros é um dos políticos cujo corpo foi sepultado na capital paulista. No Cemitério da Paz é possível visitar o túmulo do personagem que além de comandar — e renunciar — o mais alto cargo do país, também atuou como prefeito de São Paulo, entre 1986 e 1989.

10. Washington Luís

Outro ex-presidente do Brasil encontra-se enterrado em São Paulo. É o caso de Washington Luís, que esteve à frente do país entre 1926 e 1930, sendo considerado o último presidente da República Velha. O político, natural do Rio de Janeiro, teve como seu destino final o Cemitério da Consolação.


+Saiba mais sobre a história de São Paulo através das obras abaixo

Capoeiras e Valentões na história de São Paulo (1830-1930), Pedro Figueiredo Alves da Cunha (e-book) - https://amzn.to/34XBvsI

São Paulo nas Alturas, Raul Juste Lores (2017) - https://amzn.to/2PZ6dNW

A capital da solidão: Uma história de São Paulo das origens a 1900, Roberto Pompeu de Toledo (e-book) - https://amzn.to/37c2bHG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. ​