Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil Império

Perda real: a perda prematura de Dom Afonso, filho de Dom Pedro II

O menino era o próximo herdeiro ao trono real. Sua partida abalou seus pais, principalmente o imperador — que nunca mais foi o mesmo

Paola Churchill Publicado em 15/05/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do pequeno Dom Afonso - Wikimedia Commons
Retrato do pequeno Dom Afonso - Wikimedia Commons

No dia 23 de fevereiro de 1845, no Palácio de São Cristovão, no Rio de Janeiro, Dom Pedro II e a princesa Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias choravam de emoção com a chegada de seu novo herdeiro: Afonso Pedro de Alcântara Cristiano Leopoldo Felipe Eugênio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, ou simplesmente, Dom Afonso.

Seguindo as tradições da época, o imperador apresentou o recém-nascido a multidão reunida em frente ao palácio. “Ninguém está mais feliz do que eu com o nascimento do príncipe” dizia Dom Pedro II, emocionado.

A chegada do bebê foi muito propícia para a família real, o pai que era um governante tímido com apenas 19 anos, se tornou mais maduro e seguro de si e, ajudou em seu matrimônio arranjando, trazendo mais harmonia ao casal.

Os pais de Dom Afonso: Dom Pedro II e a princesa Teresa Cristina/Crédito: Getty Images 

Dom Afonso era o queridinho da corte, assim que nasceu recebeu o título de Príncipe Imperial do Brasil, era o herdeiro aparente ao trono. A criança era muito parecida com seu pai, principalmente os olhos e cabelos.

A perda real

Poucos meses após a chegada de Afonso, o palácio se encheu de alegria com a chegada de outro bebê, uma menininha que recebeu o nome de Isabel e tudo parecia um conto de fadas para a família real brasileira. Até 1847.

Na tarde de 11 de junho, o pequeno, com dois anos, se divertia vasculhando a gigantesca biblioteca do palácio. O que ninguém esperava e que o pequeno herdeiro iria começar a sofrer uma série de convulsões e morrer subitamente.

Retrato de Dom Afonso com um ano de idade/Crédito: Wikimedia Commons 

A notícia da morte do herdeiro deixou o casal devastado. Os pais não estavam preparados para a perda de seu querido filho, inclusive, Dona Teresa Cristina estava naquele momento, em sua terceira gestação e dois dias depois, entrou em parto prematuro de sua segunda filha, Leopoldina.

Legado da morte

Um grande funeral foi feito em homenagem a Afonsinho, como era chamado, três dias após sua morte. A criança foi enterrada no mausoléu da família, no Convento de Santo Antônio.

Dom Pedro II nunca se recuperou da morte de seu herdeiro, e mais tarde de seu outro filho, Pedro Afonso, após não resistir a uma forte febre quando tinha apenas um ano, em 1850.

O Palácio de São Cristovão, no Rio de Janeiro, onde o Afonsinho nasceu/Crédito: Wikimedia Commons

O imperador achava que a morte de seus herdeiros masculinos era um presságio do fim do sistema monárquico. Apesar de amar muito suas filhas, ele achava que precisava de um herdeiro homem que pudesse assumir o trono. A princesa Isabel era constantemente excluída das decisões do governo. Nem ela, nem sua irmã Leopoldina foram preparadas para governar uma nação.

Parecia que o governante tinha razão com suas premonições, já que no dia 15 de novembro de 1889, foi proclamada a República no Brasil.


+Saiba mais sobre a família imperial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2qWOGw7

Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt

Coleção Princesa Isabel. Fotografia do Século XIX , de Bia Correa do Lago e Pedro Correa do Lago (2013) - https://amzn.to/34ue8aO

Retratos do Império e do Exílio, de Vários Autores (2011) - https://amzn.to/35PKgWP

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/34ySFO6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W