Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Naufrágio

O trágico destino dos cadáveres do Titanic

Saiba o que aconteceu com o restos mortais das vítimas de um dos naufrágios mais conhecidos da História

Victória Gearini Publicado em 15/07/2022, às 13h10 - Atualizado em 22/06/2023, às 19h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Destroços no fundo do mar do Titanic - Getty Images
Destroços no fundo do mar do Titanic - Getty Images

Todo mundo já ouviu falar no Titanic, o navio que naufragou nas profundezas geladas do Atlântico Norte, durante a longa madrugada do dia 15 de abril de 1912. O episódio foi amplamente divulgado pela mídia e foi tema de diversas produções literárias e cinematográficas. No entanto, o que poucas pessoas sabem o paradeiro dos corpos das vítimas deste acidente marítimo que escandalizou a História

Destino dos corpos encontrados

Considerado um dos naufrágios mais conhecidos do século 20, o fatídico episódio deixou mais de 1.500 mortos. Cerca de uma semana após o ocorrido, a embarcação Mackay-Bennett dirigiu-se até o local do acidente, a fim de, procurar por sobreviventes e recuperar os corpos das vítimas que morreram afogadas. Outras embarcações também ajudaram no episódio.

Cena do filme Titanic (1997) / Crédito: Divulgação / Paramount Pictures

Durante as buscas, o resgate encontrou pouco mais que 300 corpos, sendo que a metade deles foram envolvidos numa lona com pesos de ferro e atirados novamente no mar. Em decorrência do estado avançado de decomposição, que os deixaram irreconhecíveis, a equipe achou melhor devolvê-los à água. Já as demais vítimas foram enterradas na província de Nova Escócia, no Canadá. 

O Paperless Archives repercute que o MacKay-Bennett recuperou um total de 306 corpos. Já o CS Minia recuperou um total de 17 corpos. O (CGS) Montmagny, navio do governo canadense, recuperou 4 corpos. O SS Algerine recuperou apenas um corpo.

Os cadáveres perdidos 

Estima-se que boa parte dos cadáveres perdidos tenham afundado até as profundezas do Atlântico Norte, onde as correntes marítimas e algumas espécies de animais tenham contribuído para acelerar o processo de decomposição.

Suposto Icerbeg responsável pelo naufrágio do Titanic, em imagem tirada pelo capitão De Carteret / Crédito: Divulgação / US Department of Homeland Security 

Como repercutido pelo The Week, pessoas que exploraram os destroços do Titanic ao decorrer dos anos afirmam que todos os corpos já passaram pelo processo de decomposição. James Cameron, diretor do filme, é uma dessas pessoas que alega ter encontrado objetos, mas nunca restos humanos.

"Nós vimos roupas", afirmou o diretor ao The Times . "Vimos sapatos. Vimos pares de sapatos, o que sugere fortemente que havia um corpo ali em algum momento. Mas nunca vimos restos humanos." 

No ano de 1985, os destroços do navio colossal foram encontrados numa profundidade de 4 km abaixo da superfície marítima. Na época, mergulhadores desceram até o local, onde fizeram uma busca minuciosa, mas não encontraram nenhum cadáver humano. Tal fato contribuiu para confirmar a teoria que os corpos se perderam no imenso oceano.


+Saiba mais sobre o Titanic por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Titanic: a história completa, de Philippe Masson (2011) - https://amzn.to/3bw1ZFM

Titanic. A Verdadeira e Trágica História e os Atos de Heroísmo de Seus Passageiros, de Rupert Matthews (2014) - https://amzn.to/2VMYOmI

Monte o Titanic 3D, de Eni Carmo de Oliveira Rodrigues, Valentina Manuzzato e Valentina Facci (2018) - https://amzn.to/2RXTdJ6

Titanic: Voices from the Disaster (Edição Inglês), de Deborah Hopkinson (2012) - https://amzn.to/3cFxtcY

Príncipe de Astúrias: O Titanic Brasileiro, de Isabel Vieira (2014) - https://amzn.to/2xIcEie

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W