Curiosidades » Egito Antigo

Pirâmide egípcia mais antiga do mundo é aberta ao público pela primeira vez em 90 anos

Em um trabalho árduo, engenheiros britânicos salvaram a estrutura que tem cerca de cinco mil anos

Nicoli Raveli Publicado em 06/03/2020, às 15h44

Pirâmide de degraus em Saqqara
Pirâmide de degraus em Saqqara - Ministério de Antiguidades do Egito

Recentemente, uma pirâmide egípcia de aproximadamente cinco mil anos foi aberta ao público pela primeira vez. Ela foi restaurada por uma empresa de engenharia britânica que impediu sua degradação.

Intitulada Djoser, ela tem cerca de 60 metros de altura e acredita-se ser a primeira pirâmide do Egito e a mais antiga do mundo. Ela foi construída pelo arquiteto egípcio Imhotep e, de acordo com os pesquisadores, é provável que o local tenha sido o descanso final do fundador do Reino Antigo, Dsojer.

Entretanto, com as degradações, foi preciso ser feita uma reparação. Um engenheiro de Newport, do País de Gales, foi responsável pelo conserto da tumba em 2011 e a estrutura foi considerada apta a receber novamente os visitantes.

Agora, os turistas podem visitá-la pela primeira vez desde a década de 30, quando o local foi fechado por questões de segurança. James, diretor da empresa responsável pela reparação, afirmou que a obra realmente apresentava risco à vida. "Estava realmente perigoso", disse ele. 

Escada no interior do sítio / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

 

O local servirá como protótipo para as futuras reparações no Egito, como outras três pirâmides que ficam ao lado da Esfinge de Gizé. A pirâmide é composta por seis estruturas retangulares, chamadas de mastabas, que são empilhadas umas sobre a outras.

"Estamos admirados com a forma como ele conseguiu criar essa estrutura que permaneceu em pé por 4.700 anos", disse Khaled al-Anani, ministro de turismo e antiguidades do Egito sobre o arquiteto egípcio Imhotep.

Também foi encontrado, a cerca de 1oo metros de profundidade, o sarcófago do faraó, mas, até o momento, nenhuma múmia ou objeto foram descobertos.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Egito Antigo: Um Guia Completo da História Egípcia, Pirâmides Antigas, Templos, Mitologia Egípcia e Faraós, como Tutancâmon e Cleópatra, Editora Book Brothers (2019) (Ebook) - https://amzn.to/3cvn2cu

Revisitando as Pirâmides Egípcias, Moustafa Gadalla (2018) (Ebook) - https://amzn.to/2TtQMiv

História do Egito Antigo, Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/2PTvh8N 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.