Curiosidades » Brasil

Por onde andam os atores de Castelo Rá Tim Bum?

A série infantil fez um estrondoso sucesso durante a década de 90. Saiba como estão os atores hoje em dia

Caio Tortamano Publicado em 18/02/2020, às 08h00

Elenco do seriado Castelo Rá Tim Bum
Elenco do seriado Castelo Rá Tim Bum - Divulgação/ TV Cultura

1. Zequinha

Interpretado pelo então menino de 9 anos Fredy Allan, Zeca era o mais novo da turma — e também o mais curioso —, o papel foi o segundo que Fredy fez em sua carreira. O artista participou de espetáculos teatrais e teve pouca visibilidade televisiva depois de seu icônico personagem.

Zequinha e seu intérprete, Fredy Allan / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

 

Em 2013, moveu uma ação contra a TV Cultura cobrando os devidos lucros obtidos pelo licenciamento do seriado.

2. Nino

Sobrinho do dono do castelo (o Tio Victor) Nino é feiticeiro e tem 300 anos de idade, mesmo ainda sendo uma criança — e não parecer com uma. É interpretado pelo ator Cássio Scapin, que aos 30 anos fez o papel que iria marcar a sua vida.

Nino e seu intérprete, Cássio Scapin / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

 

Participou de inúmeras peças no Brasil e na Itália, e fez aparições em séries de comédia como Tá no Ar: A TV na TV (da rede Globo) e na novela da mesma emissora, Deus Salve o Rei. Foi o protagonista da peça O Libertino, escrita por Jô Soares.

3. Pedro

Luciano Amaral já era conhecido pelo público infantil e juvenil da TV Cultura por seu fantástico papel como o protagonista Lucas Silva e Silva no seriado Mundo da Lua. Em Castelo Rá Tim Bum, Luciano viveu Pedro, o menino mais esperto do grupo que — assim como os outros integrantes do grupo — usava vestimentas características.

Pedro e seu intérprete, Luciano Amaral / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

 

Depois de seu papel no seriado, Luciano apostou em sua carreira como apresentador, e até hoje trabalha nesta função no canal esportivo ESPN, apresentando a bancada do jornal esportivo SportsCenter e no programa sobre esportes eletrônicos Matchmaking.

4. Biba

Cinthya Rachel interpretou Biba, a única menina do grupo de quatro amigos, marcante também por ser a mais responsável e madura, além de ser a mais velha. Cinthya é formada em jornalismo e atuou como repórter na Rede Record durante 4 anos.

Biba e sua intérprete, Cinthya Rachel / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

 

Trabalhou, assim como Luciano, como apresentadora durante muito tempo, e era figura carimbada no Programa da Eliana, no SBT. Atualmente, Rachel mora na Argentina com o marido, onde é diretora de dublagem e dubladora.

5. Tio Victor

Embora tenha uma vasta carreira na televisão e no cinema, Sérgio Mamberti, de 80 anos, ainda é relembrado pelo seu simpático papel como o Doutor Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius I, tio de Nino.

Tio Victor e seu intérprete, Sérgio Mamberi / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

 

Tendo um espírito alegre, Sérgio ocupou durante alguns anos cargos no Ministério da Cultura, chegando à presidência da FUNARTE. Seu último papel foi no teatro, ao atuar na peça O Ovo de Ouro.

6. Etevaldo

Vivendo o carismático alienígena colorido amigo do pessoal do Castelo, Wagner Bello morreu em 1994, antes de gravar sua última participação para o programa. Ele viveu o personagem preferido de muita gente, por ser um extra terrestre pouco acostumado com os costumes dos terráqueos causando situações cômicas.

Etevaldo e seu intérprete, Wagner Bello / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

 

Formado em Artes Dramáticas pela Universidade de São Paulo, trabalhou em inúmeras peças até fazer o teste para o papel no seriado infantil. Faleceu em decorrência da AIDS, na década de 90.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo:

Raios e trovões, de Bruno Capelas (2019) - https://amzn.to/324IO23

Castelo rá-tim-bum, de Cao Hamburger (2000) - https://amzn.to/2SPPhtz

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2OZZIta

História da televisão brasileira, de  Sérgio Mattos (2010) - https://amzn.to/2V5Ua4x

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.