Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / 'Castelo Rá-Tim-Bum'

Por onde andam os atores de 'Castelo Rá-Tim-Bum'?

Programa infantil, 'Castelo Rá-Tim-Bum' fez um estrondoso sucesso durante a década de 90 e fascina gerações

Redação Publicado em 18/02/2020, às 08h00 - Atualizado em 07/02/2023, às 10h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco do seriado Castelo Rá Tim Bum - Divulgação/ TV Cultura
Elenco do seriado Castelo Rá Tim Bum - Divulgação/ TV Cultura

Programa que marcou os anos 90, 'Castelo Rá-Tim-Bum' ganhará um especial em comemoração aos seus grandiosos 30 anos. O especial conta até mesmo uma nova versão da clássica abertura.

Intitulado ‘Castelo Rá-Tim-Bum – Reencontro’, será realizado pela TV Cultura. Na realidade, não contempla exatamente os 30 anos de lançamento da série marcado para 9 de maio de 2024, no entanto, celebra o aniversário das filmagens e produção,iniciados em 1993

Segundo repercutido pela revista Recreio, o especial contará com os atores, que além de resgatar o passado, também discutem os momentos que eternizaram o programa no coração dos brasileiros. O especial será transmitido em 25 de fevereiro pela TV Cultura.

Com isso em mente, o site Aventuras na História resgata o que aconteceu com alguns dos atores responsáveis pelo sucesso do programa. Confira abaixo!

1. Zequinha

Interpretado pelo então menino de 9 anos Fredy Allan, Zeca era o mais novo da turma — e também o mais curioso —, o papel foi o segundo que Fredy fez em sua carreira. Com o fim do programa, o artista participou de espetáculos teatrais.

Zequinha e seu intérprete, Fredy Allan / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

Em entrevista à Quem em 2012, o ator relembrou o sucesso e disse que ainda era reconhecido pelos fãs do programa. "Vivo na rua, não tenho esse problema. Às vezes, estou descendo escada de metrô e alguém fala: 'olha o Zequinha'. As pessoas vem conversar, me procurar no Facebook, na Internet, querem saber o que estou fazendo e assistir a todas as peças que faço”, disse ele.


2. Nino

Sobrinho do dono do castelo (o Tio Victor) Nino é feiticeiro e tem 300 anos de idade, mesmo sendo uma criança. Foi interpretado pelo talentoso Cássio Scapin, que aos 30 anos fez o papel que iria marcar a sua vida.

"O Nino chegou até mim. Me convidaram para fazer um teste na TV Cultura e como eu tinha um traquejo bom com essa história do clown, eu terminei o teste e pensei: eu peguei. Me chamaram e começamos o processo de construção do Castelo Rá-Tim-Bum, que eu acho que foi o único trabalho do gênero na televisão nacional, onde os atores tinham uma grande participação na construção do que a gente queria fazer e como queríamos fazer", relembrou o ator em entrevista ao Persona em 2020. 

Nino e seu intérprete, Cássio Scapin / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

Cássio participou de inúmeras peças no Brasil e na Itália, e fez aparições em séries de comédia como 'Tá no Ar: A TV na TV (da rede Globo)' e na novela da mesma emissora, Deus Salve o Rei. Foi o protagonista da peça O Libertino, escrita por Jô Soares.

“Eu tive muita sorte na vida. Trabalhei com pessoas e mestres muito legais. Eu sou de um período de pessoas muito feras. Desde o ponto de vista artístico como intelectual, de formação cultural. É muito gratificante ter trabalhado com essa geração e ganhar o pão falando coisas importantes, tendo substância no que faz”, disse ele na época.


3. Pedro

Luciano Amaral já era conhecido pelo público infantil e juvenil da TV Cultura por seu fantástico papel como Lucas Silva e Silva no seriado 'Mundo da Lua'. Em 'Castelo Rá-Tim-Bum', Luciano viveu Pedro, o menino mais esperto do grupo que — assim como os outros integrantes do grupo — usava vestimentas características.

Pedro e seu intérprete, Luciano Amaral / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

Depois de seu papel no seriado, Luciano apostou em sua carreira como âncora, e até hoje trabalha nesta função no canal esportivo ESPN. Já apresentou a bancada do jornal esportivo SportsCenter e é host do ESPN FC Internacional.


4. Biba

Cinthya Rachel interpretou Biba, a única menina do grupo de quatro amigos, marcante também por ser a mais responsável e madura, além de ser a mais velha. Cinthya é formada em jornalismo e atuou como repórter na Rede Record.

Biba e sua intérprete, Cinthya Rachel / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

Trabalhou como apresentadora durante muito tempo, e era figura carimbada no Programa da Eliana, no SBT. Atualmente, Rachel mora na Argentina com o marido, onde é atriz e diretora de dublagem.

"Foi uma coisa única na história, nunca vai existir um programa como este. É muito dinheiro, muito tempo, e hoje as coisas não são feitas nesse tempo", disse a atriz em 2022, conforme repercutido pelo Splash, do UOL.


5. Tio Victor

Com uma vasta carreira na televisão e no cinema, Sérgio Mamberti, de 80 anos, sempre foi relembrado pelo seu simpático papel como o Doutor Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius I, tio de Nino.

Tio Victor e seu intérprete, Sérgio Mamberi / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

Com um espírito alegre, Sérgio ocupou durante anos cargos no Ministério da Cultura, chegando à presidência da FUNARTE. Seu último papel foi no teatro, ao atuar na peça 'O Ovo de Ouro'. Infelizmente, o ator faleceu em 2021, por decorrência de falência múltipla dos órgãos, aos 82 anos.


6. Etevaldo

Vivendo o carismático alienígena colorido amigo do pessoal do Castelo, Wagner Bello morreu em 1994, antes de gravar sua última participação para o programa. Ele viveu o personagem preferido de muita gente, por ser um extra terrestre pouco acostumado com os costumes dos terráqueos causando situações cômicas.

Etevaldo e seu intérprete, Wagner Bello / Crédito: Divulgação/ Instagram e TV Cultura

Formado em Artes Dramáticas pela Universidade de São Paulo, trabalhou em inúmeras peças até fazer o teste para o papel no seriado infantil. Faleceu em decorrência da AIDS, na década de 90.