Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Revolução Pernambucana

Por que dia 6 de março é feriado em Pernambuco?

A Data Magna é celebrada no estado há três anos

Nicoli Raveli Publicado em 06/03/2020, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bênção das Bandeiras da Revolução de 1817, de Antônio Parreiras - Wikimedia Commons
Bênção das Bandeiras da Revolução de 1817, de Antônio Parreiras - Wikimedia Commons

O dia 6 de março representa um feriado estadual. Conhecido como Data Magna, o dia é uma homenagem a Revolução Pernambucana de 1817, quando e estado se voltou contra a monarquia portuguesa e decidiu criar uma República independente do resto do Brasil.

A Revolução é um marco para o primeiro movimento pela independência do país. Há três anos, a data se tornou feriado em Pernambuco. Tal ato foi estabelecido como lei em 2007, mas dois anos depois o governo aprovou outra lei que alterava a data do feriado para o terceiro domingo de março. Em 2017, a lei foi novamente alterada e determinou que o dia 6 de março seria o dia do feriado civil.

Nesta data, são realizadas celebrações cívicas na Praça da República e no Palácio do Governo, como o hasteamento da bandeira do estado e a exposição de flores no monumento aos revolucionários. O dia representa um marco no combate contra a opressão da Corte Portuguesa, que estava no país desde 1808. O líder da revolução foi Domingos José Martins que teve apoio de diversos padres.

Por cerca de 70 dias, Recife determinou um regime independente e com uma realidade política diferente. Como propostas, o objetivo da revolução era a proclamação da República, acabar com os impostos e garantir direitos aos cidadãos por meio de uma Constituição, como a igualdade das pessoas perante a lei, liberdade de imprensa e religiosa.

Entretanto, após alguns dias, a Corte Portuguesa restringiu o movimento. A cidade foi cercada e os revolucionários foram presos e, até mesmo, mortos. Da mesma maneira, cinco anos depois a luta serviu como uma base para a independência do país.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Frei Liberdade: Sonhos e lutas da independência, Luiz Antonio Aguiar (2015) (Ebook) - https://amzn.to/2TLttQ6

Revolução Pernambucana: O dia em que Pernambuco se tornou uma nação, Luiz Carlos dos Santos (2020) (Ebook) - https://amzn.to/2PWcMR4

1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, Laurentino Gomes (2014) - https://amzn.to/3azI5c2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.