Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Escócia

Por que existe uma gárgula "alien" numa igreja do século 13?

A existência da escultura na Abadia de Paisley despertou inúmeras teorias, que só foram derrubadas recentemente

Caio Tortamano Publicado em 12/07/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A gárgula "alien" - Wikimedia Commons
A gárgula "alien" - Wikimedia Commons

Construída no século 12, precisamente no ano de 1245, a Abadia de Paisley passou por inúmeros processos de destruição e reconstrução diante de diversos episódios ocorridos na Escócia ao longo dos anos, como em situações de crise política e independência no país.

Em uma dessas reconstruções — mais atual e muito menos dramática —, um detalhe interessante foi colocado na abadia, que agora conta com uma gárgula que se parece muito com o antagonista do filme terror sci-fi Alien - O 8º Passageiro.

O detalhe foi apontado pela primeira vez em uma fotografia, após o fã do filme notar a curiosa semelhança entre o ornamento da abadia e o assustador personagem do longa

As gárgulas foram, inicialmente, construídas para afastar os maus espíritos das igrejas e catedrais, principalmente na Europa. Por isso, eram colocadas nas laterais das igrejas. E foi em um desses locais que um turista percebeu o curioso fato.

Depois disso, teorias tentavam entender como era possível uma estrutura tão antiga abrigar uma referência tão atual e, principalmente, assustadora. Em 2013, quando a foto da década de 90 começou a ganhar popularidade e a história começou a circular para o mundo todo, muitas teorias foram levantadas.

Cena do filme Alein - O 8º Passageiro / Crédito: Divulgação - Brandywine Productions

A emissora britânica BBC fez questão de ir atrás dos fatos, e entender o que um alien fazia na igreja paroquial. Para isso, entrevistaram o reverendo Alan Birss que explicou toda a história, esclarecendo os boatos.

A verdade é que havia 12 gárgulas na igreja, que estava em péssimas condições — nunca foram reparadas e já estavam extremamente desgastadas. Como consequência, em 1991, elas acabaram sendo removidas e um artesão de Edimburgo foi contratado para restaurar as obras.

No entanto, apenas uma das gárgulas havia sobrado no exterior da Abadia, faltando  referência para o escocês, que foi obrigado a usar a própria imaginação. “Pessoalmente, acredito que ele estava se divertindo com as criações”, confessou o reverendo.

A Abadia de Paisley, na Escóai / Crédito: Wikimedia Commons

Birss ainda continuou dando um palpite sobre o processo criativo: “Talvez o filme fosse relativamente novo quando estavam esculpindo, e se ele estivesse pensando em um alienígena a primeira associação seria com o Alien”.

O terceiro filme da saga, Alien 3, foi feito em 1992, então a teoria é bem provável. A gárgula ajudou a alavancar a popularidade da Abadia de Paisley, tornando-a um dos mais interessantes locais de se conhecer na Escócia.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Alienígenas no Passado do Brasil: Casos insólitos antes de 1947, Edison Boaventura Júnior (e-book) - https://amzn.to/2JGooVg

UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro – Brasil, Anderson Oliveira (e-book) - https://amzn.to/2N4rsMS

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2DLOmmO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W