Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Podcast

De pouca expressividade a tirania: A insólita criação do Terceiro Reich

Saiba mais como se deu um dos períodos mais sombrios da História

Redação Publicado em 17/02/2022, às 09h00 - Atualizado às 22h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exposição “Hitler e a nação alemã e o crime”, em Berlim, em 2010 - Getty Images
Exposição “Hitler e a nação alemã e o crime”, em Berlim, em 2010 - Getty Images

Durante a década de 1920, o Partido Nazista era um grupo com pouca expressividade. Em 1928, por exemplo, os nazistas ocupavam somente 3% do Parlamento. No entanto, tudo mudou na década de 1930. 

Com a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, muitas pessoas encontraram esperança nos discursos nazistas. Em 1932, o partido já ocupava 230 assentos no Parlamento, com grande expressividade política. 

Muito eleitores de Adolf Hitler justicaram seus votos como forma de protesto a República de Weimar — república estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra. No entanto, os eleitores não levaram em consideração os discursos de higiene racial, antissemitismo outras formas de opressão propagadas pela ideologia nazista

Diante do emblemático cenário político, social e econômico que a Alemanha se encontrava, a população viu em Hitler uma oportunidade de se livrar da República de Weimar e reestabelecer a economia do país.

O Partido Nazista chegou a prometer, ainda, uma revisão do Tratado de Versalhes — acordo de paz assinado pelas potências europeias da época. 

No podcast oficial da Aventuras na História você acompanha o restante dessa história, por meio de um formato dinâmico e inovador. Além disso, fique por dentro de outras temáticas históricas e assuntos pouco conhecidos. Clique aqui!

Ouça o episódio: