Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Prejuízo de 800 mil euros: A faxineira que 'danificou' uma obra de arte ao tentar limpá-la

Funcionária do prédio onde a peça de Martin Kippenberger estava instalada, o caso surpreendeu os donos do artefato em 2011

Redação Publicado em 01/08/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Balde da obra limpo pela faxineira - Divulgação / Vídeo / RTL
Balde da obra limpo pela faxineira - Divulgação / Vídeo / RTL

A eficácia de um trabalho costuma ser avaliada por diversos pontos, sendo eles na limpeza a rapidez, maior cobertura e melhor higiene. Com esses preceitos, uma funcionária do Museu Ostwald de Dortmund, localizado no oeste da Alemanha, bateu o ponto e deu início a sua inspirada jornada de trabalho durante o início de novembro de 2011.

Responsável pela faxina do local durante a noite, quando não recebiam visitantes, ela decidiu dar um trato nas instalações, buscando a perfeição do chão, paredes e, especialmente, de uma peça de arte assinada por Martin Kippenberger (1953-1997), um dos principais artistas modernos do país europeu.

Notando que a obra ainda tinha resquícios de 'sujeira' durante sua confecção, decidiu dar uma boa esfregada para impressionar.
Acontece que na base da estrutura havia um balde quadrado contendo em seu fundo uma pequena quantia de cal, que facilmente poderia ser retirada com produtos de limpeza. Assim fez a faxineira, para o delírio dos expositores, como registrou o portal G1.

Indo pro ralo

A peça fazia parte do acervo permanente do museu era feita por uma torre de pranchas de madeira empilhadas e batidas com pregos, ligando colunas e linhas com escrituras em suas tábuas. Por fim, o recipiente ao chão abrigava o resquício de sua produção, criando uma mancha — interpretada como um erro por parte da funcionária.

A obra, cujo nome original era ‘Wenn's anfaengt durch die Decke zu tropfen’ ("Quando começa a pingar pelo teto", em tradução livre), teve a mancha limpa com um esfregão, que diluiu água com a cal da peça, integrando o material no tecido da ferramenta, que posteriormente foi espremida em um tanque e drenado para o sistema de esgoto da cidade, fazendo o trecho se perder em meio aos dutos municipais, como informa o veículo local Spiegel, que teve informações repercutidas pelo Washigton Post.

Tal medida foi capaz de distorcer por completo o significado da obra de arte, que manifestava uma mensagem de queda e resquício ao chão, tendo o balde estrategicamente posicionado conforme o interesse do autor.

O portal alemão acrescentou que, sem a intervenção da funcionária, a estimativa de valor da peça era de 800 mil euros — que por outro lado, estava assegurado pelo museu e pela empresa que proporcionava o serviço de limpeza.

Legado da limpeza

Apesar da boa intenção por parte da funcionária, Dagmar Papajewski, então porta-voz do Departamento de Cultura de Dortmund, explicou que os funcionários da limpeza eram minuciosamente instruídos para memorizarem quais eram as peças que poderiam ser limpas: 'É como acontece nas casas, quando dizemos: 'limpe tudo, mas não toque na mesa do escritório'.

Dessa maneira, a intervenção da faxineira eliminou a característica que adicionava o sentido à obra, com os administradores da galeria concluindo que o dano era irreversível, visto que a substituição do cal não teria sido realizada pelo artista original.


+Saiba mais sobre a arte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Tudo sobre arte, de Stephen Farthing e Richard Cork (2018) - https://amzn.to/3fEy6FY

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2A1SsIG

O livro da arte, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3cdUjIR

História Ilustrada da Arte, de Ian Chilvers (2014) - https://amzn.to/2WDgHEF

Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, de Susie Hodge (2018) - https://amzn.to/3fEykwO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W