Curiosidades » Reino Unido

Princesa Diana não queria se separar de Charles, mas Elizabeth II teria os pressionado

Após a polêmica entrevista de Lady Di a Martin Bashir em 1995, a amiga da realeza, Kenni Rivett revelou os bastidores por trás do divórcio que marcou o século 20

Daniela Bazi Publicado em 27/02/2020, às 09h00

Príncipe Charles, rainha Elizabeth II e princesa Diana no Palácio de Buckingham em 1981
Príncipe Charles, rainha Elizabeth II e princesa Diana no Palácio de Buckingham em 1981 - Getty Images

O casamento entre o príncipe Charles e a princesa Diana foi marcado por inúmeras polêmicas, que culminou no divórcio em 1996. No ano de 1995, durante uma entrevista secreta ao programa Panorama, da BBC, Lady Di revelou que não gostaria de se divorciar pois não queria que seus filhos crescessem com os pais separados, assim como ela teve em sua infância.

Apesar de, na época, o casal não estar mais junto desde 1992, a princesa disse a Martin Bashir que "Eu acho que como qualquer casamento, especialmente quando você já teve pais divorciados como eu, você gostaria de tentar ainda mais para fazer com que isso [o casamento] funcionasse e você não quer cair em um padrão, porque você viu isso acontecer com a sua própria família".

No entanto, Kenni Rivett, amiga próxima de Diana, contou que seus planos acabaram mudando após o envolvimento de sua sogra, a rainha Elizabeth II no assunto, que motivou todo o processo legal de separação. Após o polêmico programa com Lady Di ir ao ar, onde a mesma contava detalhes sobre seu casamento e sobre a infidelidade de Charles,  Elizabeth a teria enviado uma carta dizendo que apoiava o divórcio do casal.

Charles e Diana no Palácio de Buckingham no dia do anúncio de seu noivado / Créditos: Getty Images

 

De acordo com a mulher, se fosse pela vontade da princesa “ela teria ficado e tentado fazer um casamento feliz”. Segundo Deana Eppers, seguidora da família real “o Príncipe Charles e a Princesa Diana tiveram que se comunicar sobre a logística de compartilhar [a guarda dos] seus filhos, mas isso foi facilmente feito através de seus assistentes”.

Um ano após a finalização do processo de divórcio, Lady Di morreu em um acidente de carro, em Paris, na França, no dia 31 de agosto de 1997. Charles se casou novamente em 2005, com sua amante de longa data Camilla Parker-Bowles.


+Saiba mais sobre o tema com as obras abaixo:

Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras, Andrew Morton (2013) - https://amzn.to/2EhlUt4

Kate: Nasce uma princesa, Claudia Joseph (2011) - https://amzn.to/36yUdby

Meghan: A princesa de Hollywood que conquistou a Inglaterra, Andrew Morton (2018) - https://amzn.to/2EhwLU4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.