Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Prisioneiro desconhecido: 5 curiosidades sobre o misterioso Homem da Máscara de Ferro

Considerado um dos criminosos mais intrigantes de toda a França, ele foi mantido em cárcere por 34 anos e sua identidade permanece em segredo até hoje

Pamela Malva Publicado em 13/08/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do Homem da Máscara de Ferro em sua cela - Wikimedia Commons
Representação do Homem da Máscara de Ferro em sua cela - Wikimedia Commons

Entre 1669 e 1670 — a data varia de acordo com o autor —, a França conheceu o caso do Homem da Máscara de Ferro, um dos prisioneiros mais misteriosos da história. Em pleno século 17, o suposto criminoso foi contido até mesmo pelas celas da prisão da Bastilha.

Com uma reputação tão perigosa, era de se esperar que o homem chamasse atenção da sociedade da época e, assim, surgiram diversos boatos sobre a vida do prisioneiro. Uma das únicas certezas, no entanto, é que ele foi mantido sob custódia por 34 anos, morrendo apenas em novembro de 1703, com o nome de Marchioly.

Conheça 5 curiosidades sobre o Homem da Máscara de Ferro:

1. Coroa de espinhos

Representação da máscara de ferro em filme de 1998 / Crédito: Divulgação/Youtube

Diversos escritores estudaram e analisaram a vida do misterioso prisioneiro. Voltaire e Alexandre Dumas, por exemplo, acreditam que a verdadeira identidade do homem foi escondida por ele ser parente direto de Luís XIV, o Rei Sol.

Segundo o filósofo francês, o suposto criminoso seria o irmão mais velho ilegítimo do monarca. Dumas, por sua vez, acredita que o homem, na verdade, era irmão gêmeo do rei e, por isso, era obrigado a esconder seu rosto — um dos mais conhecidos da França.

2. Revelações

Gravura do Homem da Máscara de Ferro / Crédito: Wikimedia Commons

A verdadeira identidade do Homem da Máscara de Ferro permaneceu escondida por décadas até que importantes documentos foram encontrados, em 2015. Tratavam-se de cartas escritas pelo carcereiro do criminoso, Bénigne d'Auvergne de Saint-Mars.

Pelo que consta nas correspondências, o nome do prisioneiro, ao contrário do que se pensava, era Eustache Dauger, um francês envolvido em inúmeros escândalos políticos, durante o século 17. Tal teoria — a mais aceita —, contudo, nunca foi comprovada.

3. Polêmicas

Representação do Homem da Máscara de Ferro em sua cela / Crédito: Wikimedia Commons

Entre as muitas polêmicas que citavam o nome de Eustache Dauger estava o conhecido Caso dos Venenos. Na ocasião, diversos integrantes da alta sociedade da França foram acusados de tentativas de envenenamento e rituais satânicos.

Hoje, acredita-se que as cerimônias eram organizadas por Catherine Montvoisin, uma das maiores serial killers da história. Ao contrário dela, todavia, Dauger aparentemente não teve um envolvimento tão intenso com o grupo criminoso, já que não foi parar na fogueira como outros condenados.

4. Máscara de mentiras

Ilustração do Homem da Máscara de Ferro em sua cela na França / Crédito: Wikimedia Commons

Cercado de mistérios e perguntas sem resposatas, o caso logo foi encoberto por inúmeres mentiras que só foram esclarecidas com o tempo. A começar pelo fato de que a máscara não era feita de ferro, como afirmou Voltaire, mas sim de um veludo negro.

A própria sentença do condenado causa dúvidas, já que muitos registros sugerem que ele provavelmente não fez nada para merecer tal punição. Nesse sentido, segundo relatos da época, Saint-Mars teria obrigado o prisioneiro a usar a máscara apenas para criar a mística do criminoso misterioso e supostamente importante.

5. Curiosidade mórbida

Leonardo DiCaprio em O Homem da Máscara de Ferro (1998) / Crédito: Divulgação/United Artists

Ao longo de um século, a história do Homem da Máscara de Ferro foi representada por mais de 20 filmes e séries da cultura pop. Um deles, de 1998, inclusive, traz Leonardo DiCaprio como o protagonista misterioso.

Ainda que, na maioria das produções, o homem seja retratado como o irmão mais velho de Luís XIV, existem diversas teorias sobre outros suspeitos. Na lista ainda estão o conde Ercole Antonio Mattioli, um diplomata italiano; James de la Cloche, o suposto filho ilegítimo de Carlos II, da Inglaterra; e até mesmo o pai do rei Luís XIV.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

O homem da máscara de ferro, Telma Guimarães Castro Andrade e Alexandre Dumas (2002) - https://amzn.to/3a0aEj7

Clássicos Juvenis: O Homem da Máscara de Ferro, Alexandre Duma (2012) - https://amzn.to/3967FEx

O homem da máscara de ferro, Alexandre Duma (2008) - https://amzn.to/2U379Tj

O Homem da Máscara de Ferro (DVD) - https://amzn.to/2xTim0k

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W