Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Era Vitoriana

Pudor na Era Vitoriana: as curiosas máquinas de banho do século 19

Nesse período, as mulheres que queriam ser consideradas "decentes" não poderiam ser vistas em trajes de banho por homens

Isabela Barreiros Publicado em 21/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de uma máquina de banho - Wikimedia Commons
Imagem de uma máquina de banho - Wikimedia Commons

No século 19, durante a Era Vitoriana no Reino Unido, as etiquetas exigidas na sociedade inglesa formavam uma lista longa. Mas para ir à praia, o comportamento requerido para mulheres “adequadas” e “de família” era ainda mais rígido.

Nos dias de praia, as moças que queriam tomar um banho de mar deveriam usar uma invenção que tinha como objetivo conter os olhares de outras pessoas, principalmente homens, e também de dar mais privacidade a elas. As máquinas de banho passaram a ser muito usadas na época.

Exemplo de uma máquina / Crédito: SSPL

Caixas de madeira sobre altas rodas. Esse era o principal formato dos equipamentos responsáveis por leva-las à água. As máquinas tinham portas na frente e a atrás, permitindo que as mulheres entrassem e saíssem da cabine. Ela também era carregada ou por um empregado (muito forte, por sinal) ou por um cavalo.

Todo esse procedimento era para, simplesmente, manter o decoro. Enquanto os homens vitorianos poderiam andar de forma livre pela região, elas eram obrigadas a entrar na cabine para trocar de roupa, sair por pouco tempo e bem próxima a ela, para depois voltar para o caixote e seguir caminho para sua residência.

Máquinas de banho / Crédito: SSPL

Com a lei de 1832, exigindo que homens e mulheres deveriam permanecer a pelo menos 15 metros um do outro, as máquinas foram a solução encontrada pelos banhistas. Mesmo assim, elas não funcionavam totalmente, visto que nenhuma parede separava as mulheres que estavam na "água dos homens".

Mas essa determinação terminou oficialmente em 1901 e o uso da máquina de banho parou de ser tão frequente pelas moças. As cabines passariam a servir apenas como uma espécie de vestiário, dessa vez tanto para homens quanto para mulheres se trocarem nas praias britânicas.


+Saiba mais sobre a Era Vitoriana através das obras disponíveis na Amazon: 

Vitorianas Macabras, de Vários autores (2020) - https://amzn.to/2znZd7x

O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde (2012) - https://amzn.to/352XCzF

Literatura Vitoriana e Educação Moralizante, de Flávia Costa Morais (2004) - https://amzn.to/2XWYpAP

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, de Julia Baird (2018) - https://amzn.to/3eI1339

Rastro de Sangue: Jack, o Estripador, de Kerri Maniscalco (2018) - https://amzn.to/3eHoNo7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W