Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cultura

Qual a origem da expressão "ideia de jerico"?

A expressão é unica na língua portuguesa, mas tem referências até em obras feitas no século 6 a.C.

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 27/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ideia de jerico tem origem em um vernáculo presente apenas no Brasil - Getty Images
A ideia de jerico tem origem em um vernáculo presente apenas no Brasil - Getty Images

A tal “ideia de jerico” é uma expressão popular presente no vocabulário do brasileiro quando um pensamento apresentado é de aplicação inválida para ocasião, ou seja, uma ideia besta; sem nexo. Quem nunca teve a oportunidade de ouvir a expressão quando um amigo propôs uma sugestão absurdamente inaplicável, certamente não vive no Brasil.

Mas, por que usamos essa expressão? Esse vernáculo nacional, que chega inclusive a ser pronunciado como “jirico” ou grafado como “gerico”, tem um significado originário da região Nordeste do Brasil, pelo fato de jerico ser sinônimo de asno, jumento, em referência ao animal.

O burro, associado a um bicho teimoso, ignorante e difícil, tem uma explicação um pouco mais longeva: há registros de fábulas de Esopo, aproximadamente em 600 a.C, onde, em uma narrativa zoomórfica, o jumento é um bobo que tentava enganar e assustar pessoas na pele de leão, mas ficava constrangido quando descoberto pela ágil raposa.

A etimologia da palavra jerico abrange também termos e nomes populares no Brasil. A praia de Jericoacoara, no Ceará, que já foi eleita uma das dez mais bonitas do mundo, contém jerico no nome. Há uma explicação de que a ascendência indígena indica que "jerico", significaria mula, e "acoara", seria abrigo, portanto, representaria o “lugar onde as mulas descansam”.

Entretanto, há outro significado, proveniente da língua tupi, onde avalia a etimologia de Jericoacoara como “toca das tartarugas marinhas”, graças à união dos termos "îurukûá", sendo tartaruga-marinha, e "kûara", sendo toca.

A tradicional Corrida de Jerico, realizada anualmente em Rondônia - Divulgação / Governo do Estado de Rondônia

Com a crença de que jerico representa uma ideia que pode dar errado, há a popular Corrida de Jerico; proveniente da cidade de Alto Paraíso, em Rondônia, é a versão “burra” do Rally dos Sertões. Apesar do nome, não se trata de uma corrida de mulas, mas sim, de veículos motorizados confeccionado artesanalmente na região.

Os carros, adaptados de geradores elétricos portáteis, são, basicamente, compostos de um motor, volante, rodas e assento, sem para-choques ou para-brisas. Já a corrida é realizada em um percurso fechado com muito barro, curvas estreitas e pouquíssima segurança. Claramente, um exemplo de bom uso da expressão “ideia de jerico”.


++Saiba mais sobre a língua portuguesa nos links abaixo:

Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, por Antônio Houaiss (2014) - https://amzn.to/32uCSj5

Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, por Antônio Geraldo da Cunha (2010) - https://amzn.to/2w6zDSV

África no Brasil: A formação da língua portuguesa, por José Luiz Fiorin e Margarida Petter (2008) - https://amzn.to/3a24w9u

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.