Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ciclone no Brasil

Qual a diferença entre ciclone, tufão e furacão?

Com a chegada de um ciclone extratropical no Brasil, entenda o que difere um termo do outro

Redação Publicado em 18/05/2022, às 10h27 - Atualizado em 10/08/2022, às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - 0fjd125gk87, via Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - 0fjd125gk87, via Pixabay

Resultando em fortes ventos e chuvas, um ciclone extratropical ocorre nesta semana no Brasil. Os resultados podem ser observados entre 10 e 11 de agosto em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. 

Vale ressaltar que os ciclones extratropicais não são novidades no país, e acabam se formando no extremo sul do Brasil. Quando comparados com ciclones tropicais, as consequências são menos devastadoras, apresentando ventos mais fracos e uma duração menor, conforme repercutido pela Folha.

Assim, muitos devem se perguntar o que diferencia um ciclone de um furacão. Ou até mesmo, o que diferencia esses dois fenômenos de um tufão, por exemplo. 

Diferentes nomes

Conforme repercutido pela BBC Brasil em reportagem de 2018, todos esses termos se referem a tempestades tropicais. O que, de fato, diferencia a nomenclatura são os locais onde ocorrem. 

Se um fenômeno do tipo se manifesta no norte do Oceano Atlântico e nordeste do Pacífico, o nome utilizado é furacão. Por outro lado, se a tempestade ocorre no noroeste do Oceano Pacífico, o nome empregado é tufão.

Quanto ao ciclone, termo que tem sido bastante escutado por brasileiros nos últimos dias, compreende uma tempestade tropical que ganha forma no Pacífico Sul e Oceano Índico.

O que classifica esses fenômenos?

Mas afinal, o que classifica esses fenômenos? Bom, o National Geographic Brasil repercute que a classificação ocorre quando a tempestade registra velocidades intensas de vento. Especificamente, para ser determinada como ciclone, furacão ou tufão, a tempestade precisa ser caracterizada velocidades de ventos que tenham, ao menos, 119 km/h. 

Por outro lado, caso o fenômeno registre velocidades de 179 km/h, passa a ser classificado como um 'furacão intenso'. A partir dos 241 km/h, passa a ser chamado de 'supertufão'. 

Relembre o que foi o furacão Katrina!