Curiosidades » Política

Capitalismo x comunismo: Qual a diferença entre Rússia e União Soviética?

Entenda as principais características que separam a potência comunista URSS e a gigante nação de Putin

Alana Sousa Publicado em 15/06/2020, às 07h00

Bandeira da União Soviética e da Rússia
Bandeira da União Soviética e da Rússia - Divulgação

Para entender as diferenças entre Rússia e União Soviética é preciso começar pelos princípios básicos. A Rússia é um país, enquanto a URSS era estado político que abrangia quinze países. Apesar das grandes semelhanças, como localização geográfica e fortes divergências, tanto políticas como socioeconômicas. As federações se divergem em alguns pontos.

A União Soviética — ou URSS — esteve em vigor entre os anos 1922 e 1991. Formada pelo revolucionário Vladmir Lenin, era um estado político socialista, que englobava quinze repúblicas. As quais eram: Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão.

Já a Rússia — ou Federação Russa —, é o maior país atualmente em tamanho, e o nono mais populoso e, existe desde 1991, quando ocorreu a queda da URSS — inclui também a Sibéria em seu território. Em dezembro do mesmo ano, Boris Yeltsin foi eleito o primeiro presidente.

Enquanto a União Soviética contava com apenas um partido político, o Partido Comunista, a Rússia permite a existências de múltiplos partidos. Sendo a Rússia Unida o segundo maior partido do país, e atual base do governo Putin.

Durante a regência da URSS, pequenas empresas e indústrias foram nacionalizadas, gerando uma alta no PIB do Estado. Com a implementação de novas reformas e regras para o comércio na Rússia, o governo viveu uma queda de 50% nos números do produto interno bruto, até meados de 1995.

Algumas diferenças que também podem ser apontadas são a moeda russa, chamada de rublo (equivalente a 0,068 centavos da moeda brasileira), que na União Soviética, possuía o nome de rublo soviético. Assim como o partido político, que hoje é maioria no país e descreve-se como centrista e conservador — Rússia Unida —, e sob os comandos de Lenin e Stalin exerciam a ideologia comunista.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

O último império: Os últimos dias da União Soviética, Serhii Plokhy (2015) - https://amzn.to/37LKIqV

O fim do homem soviético, Svetlana Aleksiévitch (2016) - https://amzn.to/34IqCfj

Do socialismo soviético ao capitalismo russo, Lenina Pomeranz (2018) - https://amzn.to/2qZztKF

As Revoluções Russas e o socialismo soviético, Daniel Aarao Reis Filho (2004) - https://amzn.to/2XZquoP

Barbarossa. A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941, Will Fowler (2015) - https://amzn.to/35JndwE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W