Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Civilizações

Afinal, você sabe a diferença entre curdo, turco, persa e árabe?

Entenda as características principais que separam os maiores grupos do Oriente Médio

Alana Sousa Publicado em 24/12/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa - Getty Images

Para começar a entender a diferença entre os termos árabe, persa, curdo e turco, primeiro é preciso compreender as semelhanças. Todos são grupos étnicos, que, por definição, são um povo ligado pela cultura, ancestralidade, língua ou nação. Eles estão localizados, principalmente no Oriente Médio.

Os persas são um grupo étnico descendente dos indo-europeus, que pertencem à Eurásia. Eles chegaram ao Irã em meados do ano 1.000 a.C., e desde então já imigraram para outras partes do mundo. Relacionados pela língua indo-europeia, essa civilização apresenta uma cultura expressiva e duradoura, desde a Antiguidade.

Os árabes são o maior grupo étnico do mundo, chegando a cerca de 415 milhões de pessoas, em locais como Jordânia, Líbano, Egito, Síria e Iraque. Esse povo é conectado pela língua, apesar da religião ser outro fator que os une. Mesmo que a maior parte seja composta por mulçumanos, nem todo árabe segue as doutrinas do islamismo.

Já os curdos são a maior nação sem Estado do mundo, eles estão situados em parte da Turquia, Irã, Iraque, Síria e Armênia — e buscam a independência política. Estima-se que existam quase 45 milhões de curdos no mundo. Assim como os persas, seu idioma é o indo-europeu, porém, com variações que fazem com que as línguas não sejam compreensíveis entre si.

Os turcos, por sua vez, são muitas vezes confundidos com os árabes. Isso se deve, pois, o Império Turco-Otomano dominou a Síria e o Líbano até a Primeira Guerra Mundial. Enquanto os persas usaram a Ásia Central como caminho para chegar ao Irã, os turcos são asiáticos de origem. Sendo assim, turcos são todos aqueles que nasceram na Turquia e possuem a mesma língua.

Mesmo que tais grupos compartilhem de alguma forma a mesma religião, é importante lembrar que nem todo mulçumano tem que ser árabe, assim como nem todo árabe é mulçumano. Os curdos são majoritariamente mulçumanos e, um persa pode ser mulçumano, ainda que nunca poderá ser árabe.


+Saiba mais sobre o Oriente Médio por meio das obras disponíveis na Amazon:

O grande Oriente Médio, de Paulo Visentini (2014) - https://amzn.to/2Zg3hBG

Jesus pela ótica do Oriente Médio, de Kenneth E. Bailey (2016) - https://amzn.to/3fXNg9k

Uma história dos povos árabes, de Albert Hourani (2006) - https://amzn.to/36bx13Q

Oriente Médio, de Marcos A. Morais (2013) - https://amzn.to/2ZfUFL7

O coração do mundo: Uma nova história universal a partir da rota da seda: o encontro do oriente com o ocidente, de Peter Frankopan (2019) - https://amzn.to/2Zn9DPs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W