Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

Pioneira: A primeira fotografia tirada na História

Capturada entre 1826 e 1827, a imagem foi feita através de um processo ancestral da câmera. Confira a foto!

Pamela Malva Publicado em 24/07/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de fotografias com filtro vintage - Divulgação/Pixabay
Imagem ilustrativa de fotografias com filtro vintage - Divulgação/Pixabay

Um dos primeiros registros que a humanidade tem sobre a fotografia nasceu com a invenção de Louis Daguerre, o famoso daguerreotipo. Muito parecido com uma câmara escura, o processo gerava apenas uma imagem a partir do negativo do que queria ser capturado.

No entanto, Joseph Nicéphore Niépce foi quem tirou a primeira fotografia já registrada da história, entre 1826 e 1827. A curiosa foto View from the Window at Le Gras (Vista da janela em Le Gras, em português) foi tirada em Saint-Loup-de-Varennes, na França.

Nela, Joseph conseguiu capturar a vista de uma janela alta em Le Gras. A imagem, em preto e branco, mostra partes dos edifícios e da paisagem que cercava sua propriedade na cidade e foi tirada graças ao processo inventado pelo próprio fotógrafo, a Heliografia.

View from the Window at Le Gras, a primeira fotografia da história / Crédito: Wikimedia Commons

O processo fotográfico

Joseph inventou a heliografia por volta de 1822, muito antes da comercialização do daguerreotipo, o bisavô das câmeras, em 1839. Ela consiste em uma câmera escura focada em uma placa de estanho revestida com betume da Judéia (um líquido preto altamente viscoso).

Quando exposto à luz, o betume endurece em áreas bem iluminadas e permanece solúvel em áreas mais escuras. Nessas áreas onde foi atingido por pouca luminosidade, o material pode ser lavado com uma mistura de óleo de lavanda e aguardente.

Assim, no momento em que a foto foi tirada, a luz do sol atingiu os edifícios em lados opostos, permitindo que a cena fosse capturada. Ainda mais, tais raios de luz sugerem uma exposição ao sol de cerca de oito horas — tempo que a foto teria demorado para ficar pronta.

A placa original de estanho e betume da Judéia usada na foto / Crédito: Wikimedia Commons

Mesmo assim, um pesquisador estudou as anotações de Niépce e decidiu recriar seus processos. Durante o experimento, descobriu que a exposição ao sol, na verdade, deve ter continuado por vários dias.

Esse complexo processo fez com que, em 2003, a revista Life listasse a Vista da Janela em Le Gras como uma das 100 fotografias que mudaram o mundo. Niépce morreu em 1833, pouco tempo antes dos processos de Louis Daguerre e Henry Fox Talbot serem anunciados publicamente como pioneiros.

Depois disso, Francis Bauer, um ilustrador botânico que conhecia o trabalho de Niépce, defendeu que o amigo deveria ser reconhecido como o primeiro inventor de um processo que capturava fotografias permanentes. O inventor, no entanto, nunca foi reconhecido como pioneiro, Bauer acabou morrendo em 1840 e a primeira foto já tirada caiu no esquecimento.


+Saiba mais sobre fotogrfia através dos livros abaixo

Tudo sobre fotografia, Juliet Hacking, David Campany (2019) - https://amzn.to/36QrHlz

Fotografia, Tom Ang (2016) - https://amzn.to/2Z6lQpB

O Livro do Flash, Scott Kelby (2018) - https://amzn.to/2MdfAao

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W